quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Quatro mil maranhenses na Marcha das Margaridas  

Milhares de "Margaridas" estão em Brasilia participando da maior ação de mulheres da America Latina. O ato é uma ação estratégica das trabalhadoras rurais para garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e das florestas 

                                                                 (foto arquivo/internet) 

Cerca de 150 mil mulheres estão participando da tradicional Marcha das Margaridas que está acontecendo em Brasília. Mais de quatro mil “Margaridas” do MA foram a Brasília levar as suas lutas e as suas resistências. 

Para quem não sabe no ultimo sábado (12), completou 40 anos do assassinato de Margarida Maria Alves, símbolo da maior ação de mulheres da América Latina, milhares de Margaridas de todo o Brasil e de outros 26 países se deslocaram até Brasília para participar da Marcha das Margaridas 2023. 

O evento é uma ação estratégica das trabalhadoras rurais para garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e das florestas. 

Quem são as Margaridas? 

São as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas que, em marcha, tecem suas experiências comuns de vida e luta. A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina, que rompendo com padrões tradicionais de gênero ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.

Líder sindical bastante influente, construiu uma trajetória sindical de luta pelo direito à terra, pela reforma agrária, por melhores condições de trabalho e contra as injustiças sociais e o analfabetismo. No dia 12 de agosto de 1983, esta grande lutadora do povo foi brutalmente assassinada, na porta de sua casa. Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas. É em nome dessa luta que a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todos os cantos do País marcham em Brasília, num clamor por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.

Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Caxias levou mulheres para a Marcha das Margaridas.


O Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Caxias fretou um ônibus para levar mulheres filiadas a entidade para à 7ª edição da Marcha das Margaridas, em Brasilia

A Marcha das Margaridas deste ano tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e mais de 150 mil mulheres estão participando em Brasília. A viagem de ida do grupo de mulheres filiadas a entidade caxiense (ver fotos acima) ocorreu na manhã de domingo, 13 de agosto. Despesas com transporte, alimentação e hospedagem são de responsabilidade do Sindicato.

O presidente do Sindicato, Pepita, destaca a importância da participação das filiadas no evento e comemora o número de mulheres. ressalta que a marcha é um momento de união e de força das mulheres, que enfrentam lutas diárias para conquistar e manter direitos. “A marcha é um espaço plural e democrático. Aglutina todas as mulheres, dos diferentes setores produtivos e sociais do país”, afirma.