quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Policiais militares salvam criança que se afogava em piscina 

Militares realizaram primeiro atendimento até a chegada da vitima no hospital. Criança de 3 anos já estava desacordada 

Uma criança de 3 anos que pulou em uma piscina e estava se afogando, foi salva por policiais militares. Caso foi registrado no dia 30 de setembro. Familiares viram a criança se apavorar, começar a engolir água, ficar desacordada e sem os sinais vitais, acionaram os militares que encontraram o menino desacordado e fizeram o primeiro atendimento.

O caso foi por volta de 13h30, na residência da família da criança, identificada por João Heitor Macedo de Moura, situada na Vila do Cajueiro S/Nº, no povoado Brejinho (zona rural de Caxias). A guarnição agiu e rápido fez as manobras de RCP, DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS E MASSAGENS CARDÍACAS, momento que a criança expeliu água e foi possível ela respirar novamente, estava sem respirar e roxa a criança. A mãe da criança Meire Machado de Macedo, ainda abalada estava em total desespero quando os polícias pegaram a criança, para prestar os primeiros socorros. Ela não acreditava que a criança ainda poderia estar com vida. 


No momento em que a criança, após as manobras de salvamento, os policiais sentiram a pulsação de batimentos, após isso, foi feito a estabilização da criança, para que fosse possível a criança se deslocar para o hospital tendo em vista que a mãe e a tia estavam abaladas e não conseguiam nem falar, momento que após o ato de bravura da guarnição composta pelos militares Jairo (2º Sgt), Sergio Neto (3º Sgt) e Lima Silva (SD), as mesmas (mãe e tia) que acompanhavam todo o fato e ficaram chorando de felicidade por não acreditar que a criança estava com vida, nesse momento a guarnição, fez o deslocamento para o Hospital Infantil. 

Na chegada do Hospital Infantil, a guarnição foi recebida por uma equipe de médicos de plantão, que fizeram os procedimentos de aferição de saturação da criança e estado do pulmão, feito também o exame clínico do pulmão e dos órgãos da criança, conforme o parecer do Médico Plantonista ( a criança foi salva pela Polícia Militar - diante da agilidade e proatividade - que não mediu esforços ) fez as manobras corretas e conseguiu salvar a criança. 

Dessa forma foi feito o BO informativo do caso, adotados os procedimentos legais no Hospital - a criança ficou em boas condições e bem de saúde. 

Fonte: 2ºBPM