sábado, 2 de agosto de 2025

Memória: time de futebol amador de Caxias foi destaque em revista esportiva de circulação nacional 



Por: Arnaldo Rodrigues

Colaboração: Eduardo Ferreira Nascimento (Cancão)

O ano era 1977, quando Guará Esporte Clube, time de futebol amador de Caxia foi destaque na publicação da revista Manchete Esportiva, edição de n° 07, página 59, mês de novembro daquele ano.

O time do Guará, que hoje não existe mais, pertencia a José Rodrigues de Sousa (in memoriam), chamado desrespeitosamente por muitos pelo apelido de Zé Merda. 

Naquela época a concentração do time era feita no Boutiquim do Zé,  situado na Travessa São Benedito nº 689, hoje denominada de Travessa Vítor Gonçalves Neto. Naquela área da cidade se concentrava também a zona do baixo meretrício caxiense.

Era um período de muito glamour, a revista Manchete Esportiva fazia cobertura futebolística por todo o Brasil, sendo então a mais antiga até o momento  e com milhares de leitores espalhados por todo o país. 

A revista, que deixou de circular há anos, tinha uma coluna 'CARTAS' destinada aos leitores, onde os mesmos poderiam enviar correspondências, fazer questionamentos e mandar fotos para serem publicadas. 

Foi então que o caxiense Francisco das Chagas Barros (Teté), teve a brilhante ideia de mandar para redação da revista uma carta acompanhada com uma foto (ver no detalhe acima) da equipe de futebol  do Guará. O registro da imagem fotográfica teve como autor o fotografo Sinésio Santos. 

O time do Zé como era falado na época, ficou conhecido em todo o Brasil. Por essa e tantas outras histórias os atuais cronistas de futebol de Caxias, como Mano Santos, Nonato Santos,  Luiz Abdoral, Wilson Carvalho e Edmílson Coutinho, não sabiam ou não se lembram mais desse fato histórico de Caxias 

Tetéa por muitos anos trabalhou na extinta Gráfica Matoense e na APAE. Ele faleceu em abril de 2019. Teté era irmão da lendária madame Diracy da Boate Madrid 

Essa relíquia literária esportiva guardada com muito carinho está em mãos de Eduardo Ferreira do Nascimento "Cancão", ex-atacante do Guará que mora na Rua do Burro - Pé da Ladeira.

A equipe do Guará, time base era composto por Cantarele (goleiro), Francisco Barros (Teté), Barrela, Geraldo, Poeirão e Sousa Braga, Eduardo Nascimento( Cancão), Zé Regino, Paulo da Beloca, Edmílson,  Agulha, Jacques, e Getúlio. 

Os que já partiram para o 'andar de cima' na lista consta Barrela, que nos deixou recentemente, Getúlio, Jacques, Poeirão, Tetéa, Valter e Zé Regino.

Em tempo pós-moderno que vivemos. A era tecnológica digital, onde para ter sucesso e viralizar nas redes sociais muitos likes são necessários.

Naquela época ter seu nome em destaque em renomada revista de circulação nacional era algo espetacular, glamouroso e chique. Digno de ser imortalizado no perfil memórias de Caxias no Instagram. 

Eis o Guará, na época que existiu era o mais querido e amado da cidade de Caxias - Maranhão.

Em pé da esquerda p/direita: Zé de Sousa, Cancão, Zé Regino, Paulo da Beloca, Agulha, Edmilson, Jaques e Getúlio. Os agachados: Fuçura, Cantarele, Tetéa, Barrela, Valter, Poeirão e Sousa Braga