terça-feira, 7 de outubro de 2025

 Lula confirma que buscará entendimento entre brandonistas e dinistas

Presidente Lula concedeu entrevista a jornalista Carla Lima (TV Mirante)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista concedida à jornalista Carla Lima, exibida nesta manhã no quadro Bastidores, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, confirmou que buscará um entendimento político, mirando no pleito de 2026, entre os grupos do governador Carlos Brandão (PSB) e do ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

Em evento realizado em Imperatriz ontem, quando entregou quase três mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, Lula foi recepcionado por Brandão e seu grupo e por políticos do chamado campo dinista, como o vice-governador Felipe Camarão (PT).

O presidente dividiu palanque com todos.

Ao ser questionado sobre o assunto, durante a entrevista, Lula disse que o Brasil vive um novo momento e que, ano que vem, será muito difícil “alguém ganhar da gente”.

No entanto, apesar de apontar favoritismo, afirmou ser importante que os aliados políticos que o elegeram em 2022 mantenham a união para 2026.

Lula disse que conversou com Brandão e sinalizou a ele que, na semana que vem, quer ter uma conversa específica sobre o assunto.

“Nós temos que fazer com que a aliança política neste Estado [Maranhão], que ganhou a última eleição, se mantenha. O Brandão tem responsabilidade. O Flávio Dino tem responsabilidade. Os deputados têm responsabilidade. Os senadores têm responsabilidade. O vice-governador [Camarão] tem responsabilidade”, pontuou.

O presidente também comentou sobre a situação do ministro do Esporte, André Fufuca.

Ele disse querer que o maranhense permaneça na pasta, uma vez que vem desenvolvendo um bom trabalho.

Fufuquinha, caso decida ficar no ME, deverá perder o comando do seu partido, o PP, no Estado.

Federados, Progressista e União Brasil decidiram desembarcar do Governo Federal e determinaram que seus filiados entregassem seus cargos.