terça-feira, 28 de maio de 2013

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO NÃO DISPÕE DE MÉDICO NEUROCIRURGIÃO.

Uma paciente(que não teve o nome revelado) moradora do bairro Fazendinha, sofreu um AVC hemorrágico e encontra-se em estado de coma, internada na UTI do Hospital Geral de Caxias. Segundo nos informou a amiga da enferma, a mesma trabalha como manicure, tem 39 anos de idade é casada e tem filhos.
Ela (amiga)  falou que já foram varias as tentativas de conseguir transferir a paciente para Presidente Dutra ou Coroatá, mas não há leitos disponíveis nas unidades de Saúde destes municípios. E o vizinho Piaui não recebe mais os doentes do Maranhão, chegaram até leva-la e voltaram sem lograr nenhum resultado positivo.
E a cada dia que passa a situação da paciente se agrava, um AVC hemorrágico quando não mata deixa sequelas até o final da vida de quem  passa por um momento idêntico a este. O Acidente Vascular Cerebral aconteceu na madrugada de domingo pra segunda-feira, portanto há dois dias e sem previsão da paciente ser submetida a algum tipo de cirurgia.
A situação desta paciente que estou relatando poderia  ter sido resolvida se o município de Caxias disponibilizasse de um neurocirurgião, a intervenção cirúrgica seria feita e o risco de morte diminuiria.
É este o destino de quem não dispõe de recursos financeiros para tratamento de saúde em Caxias, ficar padecendo na UTI do Hospital Geral aguardando um milagre de Deus para solucionar o problema.
Uma cidade do porte de Caxias não poderia faltar um médico especialista em neurocirurgia, diariamente acontece casos iguais a este e aqueles que dispõe de uma condição financeira melhor, tem planos de saúde e conseguem escapar da morte.
Mas nem todos tem condições, enquanto isso o Prefeito Léo Coutinho esta trazendo a Fundação Don Cabral, deveria trazer para Caxias era médicos neurocirurgiões, pediatras e cuidar melhor da saúde do povo caxiense que o elegeu.
Fachada do Hospital Geral de Caxias.