terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mudar o quê?

 Flavio Dino e a turma que o apoiá em Caxias. Mudar o quê?
Em sua peregrinação, na obstinação para chegar até o Palácio dos Leões, o ex-juiz federal, Flávio Dino foi recepcionado em Teresina - PI pelo líder e financista da campanha eleitoral, Humberto Coutinho, diga-se de passagem propaganda eleitoral  fora de época, e por 14 vereadores que dão sustentação ao prefeito Léo Coutinho na Câmara Municipal.

Na capital piauiense, antes de enfrentar a estrada, o comunista almoçou com todos seus discípulos caxienses que o acompanha nessa famigerada peregrinação denominada de - Diálogos pelo Maranhão - onde ele vem pregando a  mudança para o sofrido povo maranhense.

Flávio Dino vai mudar o quê? Há por trás de todo esse apoio um grande jogo de interesses políticos partidários, exemplos estão escancarados na administração municipal de quem o colocou na vida publica. Em 2006, o ex-juiz federal  praticamente saiu de Caxias com um mandato de deputado federal com o apoio de Humberto Coutinho, que na época, não mediu esforços e meteu a - mão no bolso - para eleger o então desconhecido Flavio Dino.

Agora, novamente o comunista vem se preparando para enfrentar uma eleição majoritária, onde já sentiu o sabor amargo da derrota em duas oportunidades, 2008 perdeu a prefeitura para João Castelo em São Luis, e em 2010 foi derrotado no 1º turno pela governadora Roseana Sarney na disputa pelo governo do Estado.

É visível na fisionomia de quem o apoia em Caxias, perceber o clima do oba-oba e do já ganhou. A transmissão de tamanha confiança na vitória antes do embate em outubro de 2014, parte de Humberto Coutinho, que parece não está muito mais preocupado com o desgaste politico do sobrinho na administração municipal. Como o ex-prefeito trabalha muito em cima de pesquisa, esquece do detalhe que a politica é como um jogo que só termina depois do apito final do juiz, e a eleição termina após o ultimo voto ser apurado.