quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Discrepância.

Poucos sabem quanto custa, no bolso do contribuinte, manter a Câmara Municipal de Caxias. E quantos projetos de lei foram aprovados na atual legislatura e nos últimos anos pelo Legislativo municipal. Se fizermos um levantamento detalhado vamos nos deparar com situações inusitadas: A - Augusta Casa -  caxiense tem um  custo alto, produção baixa e transparência quase nula. É difícil para o cidadão saber o que acontece em grande parte dos legislativos municipais pelo Brasil afora e no nosso município não é diferente.

A semana no legislativo municipal foi encerrada quarta-feira (25). Alguém sabe informar o projeto aprovado durante as duas sessões (segunda e quarta-feira) legislativas? A resposta é não, pois os parlamentares pouco apresentaram e nada produziram nesta semana. Não apresentaram sequer uma proposta para a melhoria do município.

Como todos sabem, na maioria dos parlamentos, existem a bancada da situação e á da oposição. E em Caxias predomina a maioria absoluta de situacionistas, estes deveriam apresentar projetos buscando o melhor para seus munícipes. Mas, a realidade é completamente contraria da qual imaginamos.

Tem vereador, quando está no plenário e sem ter o quê fala, criam factoide e falam coisas por coisas, a mais pura inverdade ou até mesmo besteiras, que nada tem a ver com o papel para o qual foi designado.

Na sessão de segunda-feira (23), dois vereadores, governistas de carteirinha, sem terem o que falar ou apresentar, rapidamente puxaram assuntos e receberam criticas que tem tudo a ver com o que pronunciaram no pequeno expediente da sessão.

O primeiro foi o vereador, Neto do Sindicato, que falou em uma nova iluminação do Campo de Futebol localizado no complexo esportivo do Ginásio João Castelo. No seu pronunciamento o parlamentar disse que participou da inauguração dos novos refletores, jogando  futebol e relatou que no jogo que disputou, teve até gol do colega de bancada, Ronaldo Chaves.

Um frequentador assíduo dos trabalhos, muito incomodado com os mosquitos que tomam da galeria da Casa, se virou para mim e disse em tom irônico.: - Este é um assunto de grande relevância politica e benevolência que esse petista traz para ser debatido aqui nesta sessão - Fazendo referência ao futebol praticado pelo vereador Neto na inauguração dos refletores do campo de futebol do Ginásio.

O outro parlamentar, sem assunto,  vereador Durval Junior, sem nenhuma cerimônia disse que o prefeito que ele defende e apóia na Câmara, esta reconstruindo os bairros: Tamarineiro, Caldeirões e Pirajá. A mesma pessoa, com as inverdades pronunciadas, ficou ainda mais incomodada do quê com os mosquitos,novamente se virou para mim e falou: -  Em nenhum desses bairros, não existe um operário trabalhando e muito menos um cavalete indicando existir alguma obra da prefeitura - relatou.   

É uma discrepância total, parlamentares de uma cidade do porte de Caxias,com duas reuniões por semana, encerram suas atividades sem nenhuma produção. E observem que custam caros para o erário publico, pois são bem remunerados.