segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Moradores do povoado Jacurutu sofrem com a falta de água.

Os moradores do povoado Jacurutu, que fica localizado as margens da rodovia MA - 034, na região do 1º Distrito no município de Caxias, enfrentam o problema da falta de água. A situação é considerada crítica e tende a se agravar nos próximos meses, pois os poços que abasteciam a comunidade secaram e todos os habitantes do lugarejo estão sofrendo sem saberem a quem recorrer para terem o abastecimento do precioso liquido.

O idoso Francisco Saldanha relata que a situação é desesperadora, todos os dias, ele e os outros moradores andam cerca de 1 km para buscarem água no rio Itapecuru, para fazer comida e beberem. Com a ingestão do liquido poluído, estão correndo  o sério risco de contraírem doenças infecciosas, e com este tipo de trabalho agravam outros problemas de saúde, como coluna e dores nas costas. 

A revolta dos moradores é a de quê ninguém nunca se manisfestou a favor da comunidade, nem o SAAE e muito menos o prefeito, a respeito da situação de calamidade na qual se encontra o povoado Jacurutu com a falta de água. Alguns vereadores governistas prometeram solucionar o problema, a promessa foi a construção de um poço artesiano, mas, até o momento foi só engodo e a promessa  nunca saiu do papel, e com isso haja sofrimento na zona rural de Caxias.

Com a grande estiagem provocada pela falta de chuva em nossa região, a autarquia responsável pelo abastecimento de água no município de Caxias, deveria ter traçado um cronograma especial para que todos os povoados pudessem enfrentar os problemas causados pela seca, estaria com isso evitando e amenizando um pouco situações desesperadora como a que vem enfrentando os moradores do Jacurutu. Imaginem então outras comunidades que não tomamos ainda conhecimento da situação, o sofrimento está idêntico ou pior..