quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Parlamento Mirim.

Vereadores mirins prestando o juramento na legislatura passada.

Foi aprovado por unanimidade, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias, o projeto de resolução nº 03/13 de autoria da vereadora Taniery Cantalice (PRTB), que institui o Parlamento Mirim.
Segundo a autora, o objetivo do projeto é promover a interação entre a Câmara Municipal  e os estudantes, demonstrar o papel do Legislativo dentro do contexto social, contribuir para a formação da cidadania dos estudantes. a se organizarem como sociedade civil e participarem da vida política de Caxias e do país. 
“É uma proposta que abrange a participação de alunos matriculados regularmente.O processo de escolha dos Vereadores Mirins será feito através do voto nas urnas com cédulas confeccionadas pela Câmara Municipal de Caxias. A eleição dos parlamentares mirins será realizada no inicio do mês de agosto de cada ano e o estabelecimento de ensino comunicará à Câmara, até a 1ª quinzena do referido mês o nome do estudante eleito”, destacou Taniery.
Taniery, justifica  que o Parlamento Mirim é um projeto de educação desenvolvido com sucesso em várias cidades brasileiras, incluindo nesse contexto a Câmara Federal com o projeto - Plenarinho. - A Câmara Mirim é uma simulação da atividade parlamentar , no qual as crianças são incentivadas a redigirem Projetos de Lei e a discutirem questões importantes para a sociedade e tentar encontrar soluções para as mesmas.
De acordo com o vereadora, cada vereador mirim terá um padrinho entre os edis que compõem a atual legislatura, que serão escolhidos através de sorteio, em critério a ser definidos entre eles. Todos os titulares deverão durante o ano, manterem contatos com os padrinhos, levando até eles sugestões e necessidades de seus bairros e escolas, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
A parlamentar salientou ainda que as escolas terão todas as informações necessárias, a partir do momento que o projeto tiver início. “É um projeto de grande alcance, que irá sensibilizar alunos, professores, funcionários e pais de alunos. Também poderão entrar em contato com a Câmara para esclarecer dúvidas. O nosso objetivo é proporcionar a circulação de notícias nas escolas sobre projetos, leis e atividades do Parlamento, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento dos vereadores. O projeto irá favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade que mais afetam a população”, declarou.