segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Adriano Sarney x Flávio Dino: o debate que tentaram evitar


O coordenador metropolitano do Partido Verde no Maranhão, Adriano Sarney, tentou na semana passada, em vão, promover um debate interessante sobre a atuação do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), e suas movimentações como pré-candidato a governador do Maranhão.
Adriano questionava o fato de que o comunista, como comandante do órgão que tem como tarefa divulgar o Brasil positivamente  no exterior, utilizara sua conta no Twitter – com mais de 16 mil seguidores – para propagar uma matéria do New York Times que derruba a imagem do país, e a do Maranhão especificamente (veja aqui – em inglês), ao citar um brutal assassinato em Pio XII como mote para uma análise sobre a violência relacionada ao futebol na terra que sediará a Copa de 2014.
O debate, no entanto, sequer prosperou. Como Adriano é um Sarney, a patrulha comunista evitou entrar no cerne da questão, e apenas o desqualificou. Mas o fato é que a questão levantada rende uma boa discussão.
Em primeiro lugar, há que se fazer algumas ressalvas: ao contrário do que escreveu Adriano Sarney, Flávio Dino não se “vangloriou” da reportagem. Apenas replicou partes do texto, em inglês, e identificou a fonte – pode até ter vibrado intimamente, mas não deixou isso transparecer nos tuítes.
dinoOutro detalhe: a conta do comunista no Twitter é pessoal, e já vinha sendo usada por ele muito antes da nomeação para o cargo. As ações da pasta são ali divulgadas pelo cidadão Flávio Dino, já que a Embratur possui um perfil institucional.
Feitas as ressalvas, vamos ao ponto central, que merece atenção, mas foi ignorado pelos apoiadores de Dino: até que ponto é possível separar o presidente da Embratur do pré-candidato a governador nesse caso?
Se, como presidente da Embratur, o comunista tem como principal missão divulgar uma boa imagem do país, isso pode em algum momento ser deixado de lado para que se divulgue uma má imagem do Maranhão especificamente, atendendo a interesses político-eleitorais?
Foi esse, em última análise, o debate proposto por Adriano Sarney, ignorado por alguns dos seguidores do Dino, mas que deve ser levado em consideração.
O que você, caro leitor, pensa sobre o assunto?

Blog do Gilberto Leda