segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pesquisa confirma tendência de queda de Flávio Dino e subida de Luis Fernando


A mais recente Pesquisa Conceito de intenção de votos divulgada neste domingo (29) aponta que o presidente da Embratur, Flávio Dio (PCdoB), segue liderando a corrida sucessória para o Governo do Maranhão.
Segundo o novo levantamento – o último de 2013, por sinal -, o comunista teria 53,4% dos votos se a eleição fosse hoje. Em segundo lugar aparece o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), com 20,5%; seguido de Eliziane Gama (PPS), com 7%; e de Hilton Gonçalo (PDT), com 6,2%.
Declararam votar nulo ou em branco 4,1% dos entrevistados, e, ainda, 8,8% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Série histórica
A série histórica de pesquisas do Instituto Conceito, que começou em março deste ano, mostra que Flávio Dino vem caindo sistematicamente, levantamento após levantamento.
Na primeira pesquisa, ele tinha 58,6%, depois, em agosto, passou a 56,8%, subiu para 59,3% em outubro e agora caiu 5,9 pontos percentuais, para fechar o ano com 53,4%.
Os números de Luis Fernando, por outro lado, têm se mantido em trajetória ascendente. Em março ele aparecia com 18,5%, depois com 15,3% em agosto, 16,7% em outubro e, agora, 20,5%.
Nos dois casos, tanto a queda de Flávio Dino, quanto o crescimento de Luis Fernando se deram acima da margem de erro na comparação com os números de outubro
blog do Gilberto Leda