quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A cor da chita.

Tópicos
                             (foto blog do Saba)
Os vereadores caxienses não podem e não devem, como diz o jargão popular, brincar com a cor da - chita - . Os professores, diferentes de outras classes de trabalhadores do município, deram nesta semana demonstração que estão dispostos a fazer a - caveira - de cada parlamentar da atual legislatura. Para a categoria tanto faz ser Situação ou Oposição, eles não estão escolhendo cara. Qualquer movimentação na Câmara Municipal contra os edis chamam atenção e  a sociedade aprova, generaliza e coloca todos como inertes e parasitas. Isso se deve pelo fato de 14 dos 19 parlamentares apoiar o prefeito, sendo maioria absoluta. 5 são minoria, pagam caro o  preço de integrar à atual Legislatura, onde os governistas transformaram a Câmara Municipal, no quintal da casa do prefeito Léo Coutinho.  

Beicinho 
O vereador Durval Junior quê está fazendo - beicinho - para o prefeito Léo Coutinho desde o ultimo sábado (22), e ensaia um rompimento de mentirinha, por conta do gestor municipal não ter autorizado a  TV da família fazer cobertura de uma prévia carnavalesca no bairro Tamarineiro, cometeu excesso ontem (26) na saída da Câmara chamando os professores de vagabundos. Em uma situação difícil, o controle emocional é muito importante. Os edis mais exaltados devem tomar suco de maracujá antes de se deslocarem  ao Parlamento ou então tomar o chazinho produzido ali mesmo, na cantina da Casa do Povo. 

Acusação leviana I
Assim como alguns vereadores cometem excesso no confronto com os professores nas trocas de acusações e de palavrões, a classe também faz o mesmo. Que existe vereador empreiteiro, empresário e está prestando serviço e fornecendo para a Prefeitura, disso o menos entendido não tem  a menor duvida a respeito do assunto. 

Acusação leviana II
Os professores tem que se inteirar detalhadamente quem são os parlamentares empreiteiros e empresários para não fazerem acusações levianas, como acusaram injustamente na porta da Câmara o vereador Ronaldo Chaves. A turma do magistério disse ser o edil governista o maior  fornecedor de frango para a Prefeitura Municipal de Caxias, o que é uma inverdade. Indignado, o vereador respondeu que tomará as medidas necessárias a respeito  do que foi caluniado.

Mais importante
O compromisso importante de alguns vereadores governistas na manhã de quarta-feira (26) foi o de bater palmas para o prefeito Léo Coutinho na solenidade de entrega de cinco veículos novos para a frota da Prefeitura. Foram vistos por lá: Paulo Simão; Thais Coutinho; Irmã Nelsir e outros da base palaciana. Ficaram tão exaustos que não tiveram forças para fazerem na parte da tarde o papel que deve ser desempenhado por um vereador, que é o de legislar e não aplaudir gestor em evento de cidade provinciana. 

Batendo na porta    
Com o período carnavalesco batendo na porta desde o inicio da semana, os vereadores terão mais um longo recesso pela frente. Voltarão somente no dia 10 de março e nada mais justo comemorar na volta ao Plenário, um parlamento composto por 5 mulheres e presidido por uma delas, o Dia Internacional da Mulher. As professoras devem também participar das comemorações, mas sem exagerar nas manisfestamentos, é claro.