segunda-feira, 10 de março de 2014


Desistência de Roseana Sarney transforma Roberto Rocha em favorito ao Senado




rochaA praticamente certa decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) de permanecer no cargo até o fim do mandato e, com isso, desistir de vez da briga pela vaga de senadora em outubro deste ano – dez em cada dez analistas políticos dão isso como fato consumado -, deve produzir, de imediato, dois efeitos.
O primeiro deles é que o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), de azarão que seria numa disputa contra a peemedebista, transforma-se no homem a ser batido. É, sem sombra de dúvidas, o favorito a partir de agora.
O segundo é a entrada de novos atores no cenário da sucessão do senador Epitácio Cafeteira (PTB).
Além de Rocha, figuram como pré-candidatos, pelo PMDB, o suplente de senador Edinho Lobão, e o deputado federal Gastão Vieira. Ambos já declararam publicamente a intenção de pleitear a vaga.
Gastão: freio de arrumação
O também deputado federal e secretário de Estado de Educação Pedro Fernandes nunca falou sobre o assunto oficialmente, mas defende que a candidatura deve ser garantida ao seu partido, o PTB, já que Cafeteira pertence a seus quadros.
Além disso, a saída de Roseana do páreo pode criar as condições para uma composição de qualquer um dos grupos – governo ou oposição – com a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), ainda pré-candidata ao Governo, mas constantemente assediada pelos dois lados com propostas para que ela abdique do projeto.
Esta será mais uma semana de intensas movimentações…
blog do Gilberto Leda