sábado, 8 de março de 2014

Eleições 2014 - O futuro de Luis Fernando 


Não é tão simples a situação política do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando.
O pré-candidato a governador pelo PMDB estava tranquilo em São José de Ribamar onde reinava absoluto como prefeito da cidade, quando, numa jogada ousada da governadora Roseana Sarney, foi convocado para deixar a prefeitura e assumir a chefia da Casa Civil do Governo do Estado.
No início da sua nova empreitada, meio que preso na burocracia do cargo e ainda estreante no jogo político real, Luis Fernando foi deslocado para comandar a pasta da Sinfra onde passou a ter mais dinamismo administrativo e maior contato com a classe política, tanto que atualmente pode comemorar o fato de ter superado o primeiro grande desafio rumo ao projeto de governador: ser conhecido em todas as regiões do Maranhão.
Mesmo que ainda não esteja “lá em cima” nas pesquisas, não se pode negar que atualmente o pré-candidato governista é um politico de projeção estadualizada. Isso é fato!
Mas se por um lado a governadora Roseana conseguiu levar o nome “Luis Fernando” aos quatro cantos do estado, por outro padece para urgi-lo  governador no processo de eleição indireta na Assembleia Legislativa.
Tudo foi pensado: zignal em Ricardo Murad na eleição para a presidência do Poder Legislativo; descolocamento do vice-governador Washington Luiz para o TCE; projeto de lei disciplinando a eleição indireta, entre otras cositas más. …
Tudo foi pensado, ou melhor quase tudo.
O Palácio dos Leões esqueceu de combinar o jogo com presidente Arnaldo Melo e os demais eleitores do colégio parlamentar que pode eleger Luis Fernando governador antes de outubro.
Esquecerem ainda que eleitor é eleitor: uns votam por convicções, outros por atenção, alguns através de pedidos, tantos outros por uma “ajudinha” e ainda há aqueles que votam na base da “faz-me-rir”. E isso ão é diferente no caso do 42 eleitores que votam na “seção eleitoral” localizada no Palácio Manoel Bequimão, ali no Sítio do Rangedor.
Está claro que a governadora confiou além da conta na força dos Leões e agora parece que corre atrás do tempo perdido.
No meio dessa indefinição cruel, ele, nosso querido Luis Fernando, que poderá ter muita, mais muita dor de cabeça até o final dessa novela protagonizada por Roseana Sarney e Arnaldo Melo.
O cenário ideal ainda é concorrer sentado na cadeira de governador, mas Luis Fernando pode contar com outras possibilidades, umas, inclusive, inimagináveis até para o mais astuto dos observadores políticos.
Portanto, vale a pena aguardar os últimos capítulos dessa trama política maranhense.
blog do Robert Lobato