terça-feira, 29 de abril de 2014

Fábio Gentil apresenta na Câmara Municipal grave denúncia de médico do HGM 
Vereador Fábio Gentil
O vereador Fábio Gentil usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, 28, para apresentar aos vereadores uma publicação feita por um médico do Hospital Geral (Glauto Tuquarre), em que o mesmo faz graves denúncias sobre o único hospital de urgência e emergência do município.

As denúncias feitas pelo médico oncologista do Hospital Geral são graves e devem ser apuradas por esta Casa”, disse Fábio Gentil conclamando os colegas, que são em sua grande maioria, governistas, a tomarem uma posição para os desmandos no Hospital Geral que o oncologista enumera em desabafo no facebook. “Assistimos recentemente, numa cidade do interior do Maranhão, a Câmara dos vereadores cassar a prefeita por contas dos desmandos existentes na cidade”, lembrou Fábio que obteve dos colegas da base governista o silêncio como resposta.

Em aparte, o vereador Catulé disse que a situação da saúde é de calamidade e ressaltou as condições de trabalho dos médicos, que, segundo ele, enfrentam problemas de atraso de salários. “Os médicos estão há muito tempo com dois, e até três meses de salários atrasados, o que faz com que nossa cidade perca bons profissionais de saúde que são valorizados em outros municípios”, relatou Catulé.

Assim como o médico oncologista Glauto Tuquarre, outros 3 colegas da mesma área também estão indignados com a situação da administração e já pediram demissão.

E o prefeito ainda anuncia a construção de um Centro de Oncologia no HGM, mas a situação vai ficar difícil, pois os médicos que poderiam trabalhar no setor já estão pedindo demissão por conta do descaso do setor”, lamentou Fábio Gentil.

Leia abaixo o desabafo do médico Glauto Tuquarre publicado no facebook (os trechos em destaque são nossos) e que foi lido por Fábio Gentil na tribuna da Câmara:

A SAÚDE DO MUNICÍPIO: DENÚNCIAS DO MÉDICO GLAUTO TUQUARRE. “Se o Serviço de Oncologia não funcionar em Caxias, não será culpa do Papa, de Deus, nem do diabo”
Glauto Tuquarre  - Tem que avisar isso para o pessoal que comanda o geral e quem vai ficar responsável pela alta complexidade, pois vêem o sofrimento do povo e não fazem nada . Esta semana 3 médicos que trabalham na oncologia anunciaram que vão sair, mas com certeza o maior problema é a falta de condições de operar no Geral. Mas a ortopedia tem uma sala vip, que sempre funciona e nunca para!

Glauto Tuquarre - Pelo fato de 3 médicos da oncologia(entre eles o mastologista ) anunciarem a sua saída esta semana por falta de condições de trabalho e não salário e NUNCA EXIGINDO COOPERATIVA.. Me permito fazer as seguintes colocações.
Se o Serviço de Oncologia não funcionar em Caxias, não será culpa do Papa, de Deus, nem do Diabo e muito menos de nenhum político . Será culpa de alguns profissionais que acham que podem ser tudo, de pediatra a geriatra, tudo ao mesmo tempo, e que ainda se colocam como vítimas. Será culpa destes profissionais que não exigem condições mínimas de trabalho, para os quais o mais importante é o salário no fim do mês (de preferência com aumento). Se deixar, farão até quimioterapia, só pensam em dinheiro e em tirar daqui os médicos/enfermeiros que se interessam em fazer a coisa funcionar. E no final, por só restarem eles mesmos, fazem o que querem.
Trecho da publicação original de 
Glauto Tuquarre no facebook

O povo que se dane.

Agora chegou a hora de mostrar para as pessoas o que realmente acontece, pois quem sofreu, está sofrendo e vai sofrer são eles: o povo, os pobres pacientes de Caxias. Por favor, senhores profissionais a quem me refiro, larguem seus empregos. Há pelo menos 10 querendo entrar em seus lugares e se tiver concurso haverá no mínimo 100.Seus salários são ótimos. E não precisamos que montem uma cooperativa para que ganhem mais dinheiro com o trabalho dos outros (percentagens) e inibam quem discorda de vocês.

Alguns podem achar errado expor tudo isso aqui, mas se nos colocarmos no lugar do paciente e de sua família (como um caso de CA de língua que foi inadvertidamente mandado pra casa com um tampão e sangrando), verão que tenho razão.

Chegou a hora de mudanças efetivas no Hospital Geral de Caxias. É hora de os médicos viciados no atual sistema e que não aceitam mudanças (estes que já comandam este Hospital há muito tempo) saírem! São basicamente cinco médicos, que juntos não somam 5 anos e três meses de residência. Ou seja, são poucos e, desses, só um é filho da Terra, sendo que este "filho da terra", por sua vez, nem mora mais em Caxias. O que mais dificulta e lidera tudo é o verdadeiro comandante (de fato, não de direito) do Centro Cirúrgico.

Chega dessa situação ruim criada para dificultar a vinda de médicos de fora e com maior formação. Caxias cresceu, adequem-se ou dirijam-se para cidades menores! Vocês são os grandes culpados da atual situação. E não interessa onde moram, onde nasceram, etc. O que interessa é como vocês tratam quem mora em Caxias. O Hospital Geral precisa, no comando, de um médico com no mínimo 2 anos de residência ou titulo de especialista e que seja comprometido com a POPULAÇÃO . É O COMPROMISSO COM A TÉCNICA E A ÉTICA. Quem não tiver os dois por favor não se habilite.
Dando um exemplo mais comum, como um advogado pode ser chefe de escritório se não tem o título da OAB.Só pela força? Pelo medo?

E, ainda, não dá mais pra suportar os enfermeiros subjugados e que não aceitam mudanças, que comandam as enfermarias somente no período da manhã, vivendo uma vida profissional baseada em folgas para se omitir diante de tanta coisa errada. É necessário que saiam e vão para as unidades básicas.

Conclusão: acho que todos os diretores e todos aqueles que se impõem pelo medo deveriam sair, os seus salários são altíssimos e isso com certeza permitirá a contratação de ótimos profissionais.
Medir uma PA, um pulso , uma frequência respiratória não custa nada. Não há falta de condições de trabalho, e sim uma tentativa de piorar as coisas, evitar concursos e afastar as pessoas comprometidas com o verdadeiro SUS e com os pacientes do SUS mais necessitados.
O HG tem verba suficiente para o que está fazendo atualmente.
O povo vai ver que tenho razão e não dá para se omitir diante de tanta injustiça.

E que Deus mostre quem está certo!

com informações do blog do Sabá