domingo, 1 de junho de 2014

Circo ou realidade?
Saiba que a mudança que você tanto cobra dos outros começa dentro de você 

No Brasil, muitos políticos sabem que as pessoas costumam se contentar com coisas que lhes tragam alegria e emoção. Dessa forma, quando esses mesmos parlamentares ganham a eleição, abandonam as promessas de campanha e se dedicam a proporcionar espetáculos ao público e aos seus eleitores. Quem nunca ouviu o comentário de alguém dizendo que o prefeito é bom só porque levou um artista famoso para fazer um show?
O problema é que organizar festas para a população é fácil, agora eu gostaria de saber quem teria coragem de moralizar o País e acabar com a farra dos feriados. Na Bahia, por exemplo, o carnaval dura a semana inteira, depois a festa continua com as micaretas, comemoração do dia de São João, e por aí vai. Quanto prejuízo tudo isso traz à nação? De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), somente os feriados nacionais e estaduais do fim de abril deverão provocar um impacto negativo de R$ 3,07 bilhões no varejo brasileiro.
Está aí a Copa do Mundo que poderia ser algo para trazer benefícios maravilhosos para o País e deixar um grande legado para os brasileiros, mas a verdade é que vai restar apenas o circo para todos. Isso porque às vésperas do Mundial, o Brasil concluiu menos da metade daquilo que se comprometeu a fazer para o evento: das 167 intervenções anunciadas, apenas 68 estão prontas, ou 41%. Outras 88 (53%) ainda estão incompletas ou ficarão para depois da Copa. E 11 obras foram abandonadas e não sairão do papel.
Quem seria capaz de mudar essa situação? Sinceramente, não vislumbro isso no momento para a coletividade, porém, quando olhamos individualmente, percebemos que é possível avançar quando saímos do senso comum. Mas isso só é possível a partir de uma mudança no interior, como diz a Bíblia: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
O grande problema do brasileiro não está naqueles políticos que querem apenas oferecer diversão ao povo ou nos prejuízos que as festas e feriados trazem, mas está na mente. Todo atraso, toda miséria e toda situação degradante é uma realidade na vida de muitos, mas, seja qual for a dificuldade, ela acaba quando a pessoa deixa de pensar que não é capaz, que não consegue ou que os outros são melhores do que ela e começa a acreditar em sua própria capacidade. E o primeiro passo para conseguir isso é a humildade, pois, antes de qualquer mudança, é preciso reconhecer os erros. 
Há quem consiga isso sozinho, apenas pela força de vontade, mas muitos precisam de ajuda de quem tem o poder para operar essa transformação, que é Deus. Por isso, seja qual for o seu caso, saiba que a mudança que você tanto cobra dos outros começa dentro de você.
por: Bispo Honorilton Gonçalves