sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mães aprendem técnicas de amamentação para facilitar o parto 


A Semana do Bebê é uma oportunidade a mais para as gestantes e as mães de uma forma geral aprenderem sobre técnicas para uma amamentação eficiente, relaxar, ganhar brindes e ainda fazer exercícios que amenizam as dores da gestação e facilitam o parto.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), anualmente e está ocorrendo em todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) até sábado, conforme programação divulgada pela Prefeitura de Caxias.


Leda Maria de Oliveira, 29 anos, mãe da Maria Sofia, de dois meses, já aprendeu direitinho a lição durante vários anos frequentando o CRAS do bairro Mutirão.

Ela tem outras duas filhas, de 11 e 5 anos, que também foram amamentadas. "A mais velha mamou até um ano e cinco meses, pois eu acho muito importante a criança mamar somente no peito, principalmente até os seis primeiros meses de vida”, diz.

A nutricionista Ana Denise Lima reforça que este é o maior objetivo da campanha: conscientizar a gestante de que ela não deve ficar dando chazinhos, água ou qualquer outro alimento que não seja o leite materno. “O aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e tentamos repassar isso nas palestras, além disso, buscamos orientá-las sobre a necessidade de se alimentar melhor para que o bebê não venha a ter nenhuma carência nutricional”, informa.

Ana Denise acrescenta que tem percebido um grande avanço neste sentido ao longo do tempo. “Quando eu as consulto, observo que estão dando maior importância à amamentação, que buscam cumprir direitinho aquilo que tem sido repassado aqui não somente na Semana do Bebê mais no dia-a-dia", ressalta.

A fisioterapeuta, Liliane Morais, teve a preocupação de repassar técnicas de relaxamento que ajudam a diminuir as dores durante a gestação e facilitam na hora do parto. "São exercícios que elas podem estar fazendo em casa que ajudam contra o stress, a dor e diminui o tempo de internação”, assegura.