quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Abstenções altas no Maranhão e no Piauí podem atrapalhar Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff (PT) candidata a reeleição e disputando o Segundo Turno contra o Aécio Neves (PSDB), deve, segundo analistas políticos, enfrentar grandes problemas nos seus dois principais redutos eleitorais.

Dilma aposta muito na grande diferença de votos que sempre teve na Região Nordeste para os seus adversários para sacramentar a sua reeleição, principalmente no Piauí e no Maranhão, quando teve uma quantidade absurda de votos. No estado piauiense a petista teve 70,61% dos votos válidos e junto ao eleitorado maranhense conseguiu 69,56%.

No entanto, tanto no Piauí quanto no Maranhão não teremos o Segundo Turno para a disputa do Governo do Estado, pois Wellington Dias (PT) e Flávio Dino (PCdoB), respectivamente, venceram a fatura no Primeiro Turno.

Com a eleição definida para o Governo do Estado nos seus dois principais redutos eleitorais, Dilma Rousseff poderá ser prejudicada com a abstenção que deverá ser ainda maior no Segundo Turno, afinal existirá um desinteresse natural no pleito, pois outros atores que estavam envolvidos no Primeiro Turno, desta vez estarão fora do pleito.

Só para registro, a abstenção no Maranhão foi de 23,63% no Primeiro Turno, enquanto que no Piauí a abstenção alcançou 18,90%.

Apesar de ter uma ligeira vantagem nas últimas pesquisas, a eventual alta abstenção nos seus dois principais redutos é um problema a mais para Dilma Rousseff, afinal Maranhão e Piauí que sempre foram decisivos para as vitórias do PT, podem ser determinantes, numa eleição tão apertada, para a vitória de Aécio Neves.