quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Igreja da Matriz passa por reforma

                                     [foto Natan Carneiro]
Construida há quase três séculos, a Igreja de Nossa de Senhora da Conceição e São José, mais conhecida como Igreja da Matriz está passando por obras de restauração em boa parte de sua estrutura física. Um dos patrimônio histórico de Caxias está recebendo novo revestimento, pintura nas paredes, portas e janelas do lado externo. 

O trabalho começou pelo teto. As telhas substituidas foram pintadas com uma tinta que absorve e diminui a intensidade do calor. Dentro da igreja, o altar-mor será resturado. Algumas partes parecem mármore, mas trata-se de uma técnica de pintura. Tudo será restaurado preservando o aspecto original.

Os altares menores também estão passando por pequenos reparos, e o forro de madeira nobre recebeu camadas de verniz. O piso será todo substituído. É a quarta reforma do templo religioso secular. O valor da obra foi calculado em R$ 100 mil. Todo o dinheiro aplicado na reforma vem de doações dos fieis. "Todo mundo está achando muito bonita e eu creio que o povo agora vai ajudar mais, porque está vendo com os próprios olhos a beleza e o encanto da igreja.", disse o monsenhor José Mendes, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José há mais de 45 anos. 

Palco de fatos políticos históricos e importantes da história antiga de Caxias, como à assinatura de adesão a Independência do Brasil, ocorrida no santuário, o templo que homenageia Nossa Senhora da Conceição e São José teve a sua construção iniciada no ano de 1735. É o maior local religioso da cidade, onde os fiéis católicos participam ativamente das missas e reuniões de grupos de jovens.

A previsão de entrega aos fiéis, do templo reformado, é na primeira semana do mês de novembro. Em dezembro a comunidade católica festeja Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Caxias.