quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Centro de zoonoses promove ações no combate à dengue e chikungunya

Além da dengue, outra doença que começa a preocupar no Brasil é a Febre Chikungunya. A doença tem sintomas parecidos com a da dengue e também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A multiplicação do mosquito é uma preocupação que se repete em várias localidades de Caxias, o que pode ameaçar a saúde da população, pois são em lugares onde a água fica acumulada, que o mosquito se reproduz.

Autoridades de saúde temem que as doenças se espalhem. Visando dar continuidade às medidas de prevenção, o Centro de Controle de Zoonoses vem ampliando os trabalhos de combate ao mosquito transmissor dessas doenças. Agentes de endemias têm realizado o controle preventivo, por meio de visitas domiciliares em diversos bairros da cidade.

A melhor forma de evitar a proliferação dos Aedes Aegypti é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. “Para isso é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Nós fazemos o bloqueio imediato com inseticida em toda a área de abrangência residencial e acompanhamento de todos aqueles que tiveram contato direto”, afirma Leonardo de Jesus Santos, agente de endemias.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas que tiveram a Febre Chikungunya no Brasil foram contaminadas fora do país. Mas, se um paciente que chega ao país com a doença for picado, o mosquito pode transmitir a febre ao picar outra pessoa. A preocupação é evitar que o vírus se espalhe.

“Estamos em alerta e a gente vai alertar todas as vigilâncias epidemiológicas para que tomem cuidado com os casos que possam surgir nesta região”, destaca Domingos Ribeiro, supervisor de Endemias.

Dengue x Febre Chikungunya

No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. 

Em relação à chikungunya, após o período de incubação – que é em média de três a sete dias – a fase aguda é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa dor nas articulações. Os pacientes geralmente apresentam febre elevada de início abrupto, dor nas costas, cefaleia e fadiga. Outros sinais na fase aguda da chikungunya são calafrios, conjuntivite, faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.

Prevenção
A forma de prevenção das doenças é a mesma: combater os focos do mosquito transmissor. A proteção se dá, basicamente, combatendo
o vetor, em grande parte um dever da população, dando destino adequado ao lixo doméstico, principalmente vasilhames plásticos. É fundamental não permitir em sua residência locais que sirvam de criadouro para o mosquito, o uso de repelentes, inseticidas e mosquiteiros também é recomendável.

as informações são da ASCOM