quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tópicos

Na acalorada sessão de encerramento do ano legislativo realizada na segunda-feira, 15, no final dos trabalhos, houve emoção no momento em que o vereador Ronaldo Chaves usou a tribuna para falar sobre aprovação do indicativo do projeto de Lei de sua autoria que estabelece a obrigatoriedade do uso de segurança armada ou detector de metais nas repartições publicas do municipio estado. O indicativo de Lei foi denominado de Loane Maranhão, uma homenagem a policial civil Loane, assassinada por volta das 11h30 do dia 15 de maio de 2014 dentro da sala de interrogação da Delegacia da Mulher.

Repudiado
No inicio do seu pronunciamento, Ronaldo Chaves deu as boas vindas para os familiares de Loane que estavam na galeria da Casa. Visivelmente emocionado, o parlamentar lamentou o fato ocorrido há exatos 7 meses com a colega de profissão, que teve seus sonhos interrompidos quando foi brutalmente assassinada por um preso no momento do seu interrogatório. Chaves elencou as qualidades profissionais de Loane e disse que todo crime bárbaro deve ser repudiado.

Mais emoção
Após o discurso do vereador Ronaldo Chaves, mais emoção, a presidente Ana Lucia leu uma carta escrita pela mãe de Loane. No texto escrito a genitora da escrivã expressa toda dor que a família está passando e também a saudade que sente da filha assassinada fazendo o que mais gostava na vida, ser policial. Encerrada a leitura da carta, a chefe do Legislativo conclamou que todos ficassem de pé para juntos orar o Pai Nosso.

Balanço positivo
A vereadora Irmã Nelzir fez um balanço positivo de suas atividades parlamentares no segundo ano de mandato. Em breve o Blog publicará um post detalhando os projetos de Leis, requerimentos e indicativos apresentados, alguns foram aprovados e outros tramitando nas salas das comissões da Casa, pela parlamentar evangélica. Com atuação discreta no plenário, mesmo assim Irmã Nelzir tem aumentado suas bases eleitorais e vem dando assistência as várias comunidades da zona urbana e rural de Caxias. 

A desejar
Segundo o vereador Catulé, não foi satisfatório e deixou a desejar o somatório geral das atividades parlamentares do ano 2014. Ainda de acordo com o oposicionista, por falta de uma fiscalização rigorosa, a Casa, em parte é responsável pelas piores condições de como está funcionando os órgãos municipais. Citou como exemplo o caso da Maternidade Carmosina Coutinho, unidade hospitalar onde aconteceu as mortes de bebês. Catulé encerrou suas palavras no pequeno expediente dizendo acreditar na mudança de alguma coisa, acrescentou que o municipio tem condições e ainda irá fazer uma boa saúde para seus munícipes, basta somente ter vontade de fazer acontecer.

A essência 
Ausente durante quase o ano inteiro do plenário da Câmara Municipal de Caxias, o debate ou embate, que é a essência principal de qualquer parlamento que se preza voltou justamente na ultima sessão legislativa do ano. É bonito de ser ver os parlamentares debatendo no plenário, cada um, ao seu modo, querendo apresentar o que é melhor para Caxias. Que a essência volte junto com os vereadores nas sessões legislativas em 2015, para que os trabalhos não sejam aquela monotonia.