terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bombeiros alertam para normas de segurança durante o Carnaval 

A Praça Vespasiano Ramos é um dos locais preferidos do folião caxiense para brincar o carnaval
 
Com aproximação da chegada das festas de Carnaval, o Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que devem ser tomados para não transformar um momento de animação em tragédia.
Segundo o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), esclarece que em locais fechados como clubes, casas noturnas ou lugares cercados com alambrados, é necessário verificar se o estabelecimento tem autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.

“Além disso, é preciso checar se as portas de saída de emergência estão sinalizadas e abrindo para fora, se há lâmpadas de emergência e extintores espalhados pelo ambiente”, destaca o tenente Malheiros.

Já para locais abertos, como praças e ruas, o Corpo de Bombeiros alerta que, geralmente, é necessário autorização para o uso do espaço público, principalmente, se houver a interdição de ruas para realização da festa.

Caso a festa tenha estruturas montadas como palco, iluminação e som, é preciso apresentar no 5ºGBM a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro ou técnico responsável pela montagem do equipamento, laudo técnico do evento e contratar brigadistas de acordo com o público estimado.

Mesmo que o evento seja autorizado pelo CAT do 3ºGBM, uma equipe de vistoriadores fará a inspeção do local durante a realização da festa e, caso encontre alguma irregularidade, poderá até mesmo impedir o a realização do evento.