terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tópicos 
 
São João do Soter e Aldeias Altas, incluídos na lista dos 30 municípios maranhenses detentores dos piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, a constatação foi do estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que publicou a avaliação em 2010, os dois municípios, que fazem parte da região dos Cocais, serão beneficiados com habitações até o final do ano pela nova administração estadual através do Comitê Gestor do Plano de Ações Mais IDH, que já está instalado. 

Mais miserável
Entre os dois municípios, o mais miserável  é São João do Soter, que apresentou IDHM de 0,517; o índice de Aldeias Altas foi um pouco melhor, mas com uma diferença insignificante de 0,513.

Em tempo 
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região ou municipio. O Índice de Desenvolvimento Humano é calculado com base nos dados do censo demográfico do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. que considera os indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Na tela 
Logo mais, ao meio-dia, o deputado eleito Humberto Coutinho estará concedendo uma entrevista exclusiva na TV Record, canal 3. O parlamentar vai falar sobre as articulações que vem fazendo para a eleição da presidência do Legislativo estadual e também da expectiva dos caxienses em relação ao governo Flavio Dino.

Querelas
E por falar no deputado Humberto Coutinho, no patamar político no qual ele se encontra hoje, próximo de alcançar mais um ápice na sua carreira política, na opinião de alguns observadores, ele não deveria mais intervir nas querelas políticas do âmbito municipal, como interviu junto ao governador Flávio Dino no caso das escolhas para as pastas regionais estaduais em Caxias. 

Técnico
A escolha do indicado para cada setor do Governo do Estado, deveria ser usado o critério de uma pessoa técnica e capacitada para assumir o cargo, e não político, como aconteceu em Caxias, onde a maioria dos cargos foram entregues para vereadores ou ex-vereadores.