terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Após bate-boca com Aécio, Renan Calheiros diz que vai respeitar divisão de cargos e partidos nas comissões
de O Globo
Senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal
Depois das brigas e bate-bocas em Plenário na eleição dos cargos da Mesa Diretora do Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira que respeitará o critério da proporcionalidade partidária para compor as comissões temáticas do Senado. Por conta do clima que se instalou entre Renan e os partidos de oposição, a reunião de líderes partidários para discutir o assunto ainda não foi realizada.

Na semana passada, Renan conduziu uma manobra entre PMDB e PT que excluiu PSDB, DEM e PSB da Mesa, que é composta por sete cargos titulares e mais quatro suplentes. Durante a sessão, houve bate-boca entre Renan e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves - MG, que trocaram farpas aos gritos e de dedo em riste.

— A composição das comissões se faz pela indicação dos blocos partidários. Quando não houver bloco, se faz pelo partido. Os líderes compõem as comissões, o mais idoso convoca e faz eleição para presidente. Vou hoje cobrar para que os líderes ultimem as indicações para as comissões partidárias. A partir das indicações e da publicação, o mais idoso convoca e faz eleição para presidente e para vice (da comissão) — disse Renan, ao chegar ao Senado.

Ele se reuniu com o ministro da Advocacia Geral da União, Luiz Adams. Na saída, Adams disse que foi uma "visita de cortesia". Ele também esteve com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

— Estou sem voz. Foi uma visita de cortesia — despistou Adams