quarta-feira, 29 de abril de 2015

Falta manutenção em ambulâncias do SAMU, denunciam funcionários 


Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Luís denunciaram que menos da metade das 17 ambulâncias da capital está prestando atendimento à população. As ambulâncias básicas, que mais prestam serviços aos pacientes, são as que mais sofrem com a falta de manutenção.

De acordo com os funcionários do SAMU, as ambulâncias chegam a rodar 24 horas por dia e param por pouco tempo só para fazer a higienização. Segundo eles, ainda, apenas cinco ambulâncias funcionaram nesta semana. As demais estavam paradas ou nas oficinas.

“No domingo passado, último agora, nós começamos o plantão com oito ambulâncias básicas rodando e terminamos com cinco. Elas ‘pregaram’ no meio no decorrer do plantão”, disse uma funcionária, que preferiu não se identificar.

Em diversas oficinas credenciadas da capital é possível encontrar ambulâncias e motolâncias paradas para consertos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que manutenção dos veículos é feita diariamente e ocorre em virtude da grande demanda de atendimentos feitos por meio das ambulâncias. Quanto às motolâncias, a SEMUS disse que os dois veículos desse tipo estão sem circular, pois o processo de licitação para aquisição dos equipamentos de proteção individual, necessários para o uso dos socorristas, ainda está em fase final.

A SEMUS informou ainda que foi finalizada nesta segunda-feira (27) para a escolha da empresa que executará os serviços de reforma na nova sede do SAMU, que funcionará no bairro do Filipinho.

as informações são do G1/MA