quarta-feira, 29 de abril de 2015

União Artística Operária Caxiense completa 100 anos com muita historia e danos estruturais no prédio da entidade 


A União Artística Operária Caxiense completa nesta sexta-feira, 01 de maio, 100 anos e, sem ter muito o que comemorar. Os problemas no prédio da entidade são muitos: infiltrações de água, telhado deteriorado, fachada precisando de restauro e, de acordo com um membro da própria administração da instituição, danos estruturais é o que não falta. 

Prestação de contas 
A atual diretoria nunca informou o valor total recebido do aluguel das salas, durante mais de cinco anos, para a Secretaria de Educação do Município. No convite expedido para a “Festa dos 100 anos”, não informa se haverá uma assembleia, como havia em outras administrações no passado glorioso da entidade,  para a prestação de contas dos recursos que entrou e saiu na Casa. 

Ambiente 
O ambiente para comemorar o centenário de uma entidade histórica é claustrofóbico. Apesar da tinta super-cal passada na parte externa e interna  do prédio, há um aspecto tenebroso, dando um ar de abandono ao local.

História 
Fundada no dia 01 de 1915 a União Artística Operária Caxiense teve  uma importância histórica muito grande para o municipio de Caxias. O centenário prédio da Casa sediou alguns encontros, convenções, festas e bailes carnavalescos inesquecíveis. Um encontro desses em 1969 contou com a presença do ex-presidente da Republica, Mal Castelo Branco.