quarta-feira, 8 de abril de 2015

Governo do Estado exonera 1.203 gestores escolares 


O Governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) exonerou todos os gestores das unidades educacionais que compreende a rede estadual de ensino. A decisão foi publicada no Diário Oficial do último dia 6 de abril. A medida dispensou em Caxias os 11 diretores, 7 auxiliares e 1 adjunto.

O anuncio da exoneração dos diretores não foi bem recebida pela comunidade estudantil e seus familiares. Alguns colégios, a exemplo do Clóvis Vidigal, onde a gestora já estava no cargo desde 2009, houve manifestação.

A justificativa do Governo para demitir todos os gestores escolares do Estado foi a realização de eleição para o cargo, que passa a vigorar a partir deste ano e que inclusive já teve iniciado o prazo para inscrições das chapas concorrentes.

Para alguns pais de família, essa medida é ditatorial, isso porque, os atuais gestores, em respeito ao trabalho já prestado à educação maranhense, deveriam permanecer no cargo até o pleito que indicará os novos diretores.

O posicionamento da comunidade é com base numa outra decisão que eles consideram controvérsia, uma vez que o Governador Flávio Dino já designou novos gestores escolares para ocupar os cargos dos recém-exonerados.