terça-feira, 28 de abril de 2015

Governo tenta minimizar numero de explosões de bancos no MA 

O Estado 

Número de explosões de banco ocorridas este ano divulgado pelo Governo do Maranhão não condiz com a realidade. Segundo a versão do governo, ocorreram de janeiro a abril 14 casos, mas, de acordo com os dados do Sindicato dos Bancários, 18 bancos foram explodidos em 2015 e duas tentativas de arrombamento.

A matéria enviada pela assessoria do governador afirma ainda que houve uma redução de 17% dos casos de explosões a caixas eletrônicos em relação ao mesmo período de 2014, no entanto, dados estatísticos do Sindicato dos Bancários revelam que nesse mesmo período do ano passado apenas 13 bancos foram destruídos pelos quadrilheiros especialistas em roubos a instituições financeiras. Nos meses de fevereiro e março, ocorreram 10 explosões; abril, dois casos, e janeiro, apenas uma explosão.

Já neste ano, ainda de acordo com os dados do sindicato, o mês de janeiro foi o período em que mais ocorreram explosões bancárias, sete casos; o segundo mês, março, com seis registros; em fevereiro, apenas um caso, e em abril, até o momento, três instituições financeiras foram explodidas com dinamite no Maranhão.

Terror - Um dos últimos registros foi o Banco do Brasil em Tasso Fragoso, ocorrido no dia 18, quando os bandidos instalaram o terror nessa cidade. Os bandidos chegaram ao município durante a madrugada em um Gol branco de placas GXG­6687, de Governador Valadares (MG), e tomaram uma caminhonete Hilux e uma pick­up Saveiro, e fizeram seus condutores e mais seis pessoas reféns.

Em seguida, os criminosos se deslocaram à agência e realizaram a explosão. O prédio ficou destruído. Eles recolheram o dinheiro e fugiram pela MA­006, em direção a Alto Parnaíba e Santa Filomena, no Piauí. Durante a fuga, eles incendiaram o Gol para dificultar o trabalho da polícia. Na quinta-feira, 23, um malote com mais de R$ 60 mil foi encontrado entre os escombros dessa agência. O dinheiro foi levado para o quartel da Polícia Militar da cidade de Balsas.

Número
18 foi o número de bancos explodidos por criminosos este ano no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Bancários

Explosões de bancos no Maranhão

Dia 5 de janeiro - Bradesco em Bela Vista do Maranhão
Dia 7 de janeiro - Bradesco em Senador Alexandre Costa
Dia 12 de janeiro - Banco do Brasil em Buriti
Dia 14 de janeiro - Banco do Brasil em Vitória do Mearim
Dia 16 de janeiro - Banco do Brasil em Olho d’Água das Cunhãs
Dia 28 de janeiro - Banco do Brasil em Timbiras
Dia 5 de fevereiro - Bradesco em Pedro do Rosário
Dia 6 de março - Bradesco em Água Branca
Dia 6 de março - Bradesco em Fortaleza dos Nogueiras
Dia 6 de março - Banco do Brasil em Fortaleza dos Nogueiras
Dia 11 de março - Bradesco em Mata Roma
Dia 13 de março - Banco do Brasil em Carolina
Dia 27 de março - Bradesco de São Francisco do Brejão
Dia 31 de março - Banco do Brasil de Humberto de Campos
Dia 3 de abril - Banco do Brasil em Matões
Dia 10 de abril - Bradesco em Governador Edison Lobão
Dia 17 de abril - Bradesco em Santana do Maranhão
Dia 18 de abril - Banco do Brasil em Tasso Fragoso

(FONTE: Sindicato dos Bancários do Maranhão)