terça-feira, 12 de maio de 2015

Mototaxistas buscam apoio na Câmara Municipal


A Câmara Municipal foi literalmente tomada na tarde desta segunda-feira (11) por centenas de mototaxistas. não cadastrados na STRANS. Fazendo muito barulho e algazarra, eles vieram atrás do apoio dos vereadores para discutir a decisão da Prefeitura que pode tirar o "ganha pão" de centenas de pais de famílias que atuam no serviço mototáxi em Caxias. 

A presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes, abriu mão da realização da sessão plenária e pediu aos manifestantes que formassem uma comissão de 10 mototaxistas para uma reunião com a Comissão de Transportes da Câmara, que tem como presidente o vereador Paulo Simão, e como membros os vereadores Taniery Cantalice e Jeronimo Ferreira que ausente, foi substituído pela vereadora Fátima da Baixinha. Oito mototaxistas participaram da reunião aberta no plenário com os vereadores e cada um falou sobre a regulamentação do serviço de mototaxista no município. Eles foram unanimes e disseram que o Projeto de Lei aprovado pelos parlamentares não teve o conhecimento de toda categoria. 


“Não somos contra a legalização da classe e sim contrários a pintura das motos.Queremos criar a nossa Associação e mostrar para a sociedade que todos nós somos trabalhadores, não somos bandidos como estamos sendo taxados. Queremos que vocês, vereadores, discutam uma saída, pois o poder público não pode se furtar da consequência grave que a decisão, caso prevaleça, irá causar”, disse Jemerson (foto)


A vereadora Taniery Cantalice (PRTB), que faz parte da Comissão de Transportes da Casa, disse que o pleito é legítimo e que a Prefeitura deve intervir na questão e buscar uma solução mais amigável e menos impactante. “Depois de tanta luta para regularizar o serviço de mototáxi, a categoria mototaxista mais uma vez vive um novo dilema com o poder público municipal. Eu apresentei um projeto de Lei e alguns pontos do PL que foi aprovado pelos vereadores governistas, foi plagiado do meu projeto”, ressaltou.

Resumindo, a Comissão, deu a garantia aos mototaxistas não cadastrados que vai fazer o possível para derrubar a Lei e encaixar as soluções propostas pela classe, irá também tentar derrubar a medida que estabelece o prazo para adequação as normas impostas pelo Sindicato e que a fiscalização não será tão dura como proposta na Lei, assegurando com a decisão que os mototaxistas possam trabalhar tranquilamente. Na próxima semana os mototaxistas não cadastrados na Prefeitura voltam novamente à Câmara para saber do resultado da negociação com os órgãos competentes sobre a revogação da Lei que regulamentou o serviço de mototáxi em Caxias.