domingo, 28 de junho de 2015

Clássico do Z-4: longe do Maracanã Vasco e Flamengo se enfrentam para diminuir pressão 

Foto registrada pelo Blog no Maracanã no dia 19/04 em jogo que valia uma vaga na final do Campeonato Carioca e o Vascão levou a melhor sobre o maior rival.
Não chega a ser inédito, afinal, em 2005, Vasco e Flamengo se enfrentaram na zona do rebaixamento do Brasileirão – a primeira e até então única vez desde a implantação da fórmula de pontos corridos, em 2003. Porém, o clássico deste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, reforça o caráter incomum do enfrentamento. Em crise, os dois clubes recentemente trocaram de treinadores, contrataram reforços - somente Sheik está à disposição dos técnicos -, tiveram problemas com protesto de torcedores e encaram como salvação da lavoura o confronto da nona rodada com seus goleiros reservas. Ganhar significa aliviar a pressão. Perder é adiar ainda mais a saída da zona de rebaixamento e anúncio de mais crise.
  
Só o Rubro-Negro tem condições matemáticas de sair do Z-4. Em 17º, com sete pontos, melhora a posição com vitória, desde que o Figueirense não ganhe do Corinthians em São Paulo. O Cruz-Maltino, seis pontos atrás do primeiro livre fora da zona, pode, ao menos deixar a lanterna: o resultado positivo precisa ser acompanhado de tropeços ou de Joinville ou de Coritiba, que respectivamente, encaram Atlético-MG e Cruzeiro.

A semana foi tumultuada. O Vasco, que levou a partida para fora do Rio dada a oferta de R$ cerca de 700 mil, contratou Celso Roth para o lugar de Doriva, que pediu demissão. Acertou as vindas de Andrezinho e Herrera e viu a negociação com Ronaldinho Gaúcho, acertada 90%, de acordo com o presidente Eurico Miranda, esfriar. Pouco se falou da campanha ruim: são cinco derrotas seguidas, com a pior defesa (14 gols sofridos) e o pior ataque (três gols marcados).  

Do lado do Flamengo, que tem em Cristóvão Borges um treinador em começo de trabalho, com cinco jogos, há um time que vive altos e baixos. Depois de duas vitórias, voltou a perder e a estar no Z-4. Tem a segunda pior defesa (12 gols) e um ataque pouco operante, com oito gols marcados. Enquanto espera por Guerrero, aposta em Sheik.

do Globoesporte.com