sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mais rigor na fiscalização aos paredões de som 


O GGI - Gabinete de Gestão Integrada de Segurança em Caxias vai aumentar a fiscalização aos chamados "Paredões de Som". O objetivo é disciplinar a utilização desses aparelhos em locais públicos.

De acordo com o Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Ruy Fernandes, diariamente a o polícia recebe dezenas de reclamações de perturbação sonora. 

"Alguns entendem e acabam diminuindo o volume, outros desligam e assim que a viatura vai embora voltam a importunar e tem aqueles que apenas mudam de lugar e continuam a fazer barulho", frisa.

A fiscalização à poluição sonora vai se estender por toda a cidade e será intensificada a partir deste feriado prolongado. O principal ponto de fiscalização deve ser o Balneário Veneza, onde há uma grade concentração de "Paredões", que parecem disputar uma competição de quem possui o som mais potente e isso acaba afastando os turistas.

Em Caxias existe a chamada Lei do Silêncio que regulamenta a utilização de veículos sonoros (carros de som) durante a publicidade e que em alguns casos é desrespeitada. Na maioria dos bares, lanchonete e similares, existe também uma proibição de som automotivo, mas nem todos têm o bom senso e o ruído tem incomodado muita gente.

Segundo o Comandante, a medida vai coibir o uso abusivo de som. Ele defende a criação de um espaço próprio para os proprietários de paredões de som para que façam competições ou se reúnam em torno de suas atividades favoritas.

A fiscalização vai atuar segundo o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O que será averiguado, em um primeiro momento é a documentação e os padrões dos equipamentos e será feita a retenção quando for o caso. A polícia vai se utilizar de um decibelímetro em suas atuações.

Ruy Fernandes também destacou a parceria do 2º BPM com a Polícia Militar do Piauí, que reservou vagas à oficiais de Caxias para participar do 3º Estágio de Motopatrulhamento do BPRone, para policiais que integrarão o Esquadrão Águia de Policiamento Motorizado.

O GGI é Formando pelas Policias Militar, Civil, Federal, Rodoviária, Promotoria do Meio Ambiente, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito e Secretaria de Segurança Pública de Caxias.