quinta-feira, 16 de julho de 2015

Caxias recebe a visita do secretário de Segurança Publica do Estado 


A instalação do Instituto Médico Legal (IML), uma parceria mais firme e coesa com a Polícia Militar no uso do Videomonitoramento estiveram entre as demandas apresentadas pelo prefeito Leo Coutinho durante a passagem do secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, por Caxias.

Atendendo à uma solicitação do prefeito Léo Coutinho, o secretário de Segurança conheceu in loco como atuam os setores de segurança no município. A visita teve início pela Delegacia Regional da Polícia Civil, seguindo para o quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar, onde houve uma reunião envolvendo as autoridades locais.

“É algo que não tínhamos visto ainda, um secretário de Segurança vir para dialogar sobre os problemas, traçando metas, expondo o que está fazendo, o que foi feito e os projetos futuros. Logicamente, quando ele vem e vistoria in loco a situação, ele toma providências mais rápidas”, frisou o delegado regional Jair Paiva.


Parceria


A visita se encerrou na Central Integrada de Monitoramento e Controle de Caxias (CIMCA). No local, Jefferson Portela tomou conhecimento do funcionamento e da importância do serviço de videomonitoramento para a cidade.

O secretário Jefferson Portela avaliou de forma positiva a parceria entre o Estado e Caxias. “Um dia importante para o sistema estadual de segurança e para a municipalidade de Caxias, uma vez que tratamos de assuntos gerais sobre a segurança pública, mas também sobre questões particulares desta região. A integração dos órgãos estaduais de segurança com os órgãos municipais, programas fortes, como o Programa de Policiamento Comunitário, a ampliação da participação do sistema estadual no videomonitoramento, aquisição de instrumentos de trabalho, como armamento, viaturas, qualificação através de cursos. Hoje, é uma abertura de diálogo mais aprofundado para fortalecer o sistema de segurança, e é muito bom constatar o apoio firme do Município para articulação daquilo que, do ponto de visto administrativo, devemos fazer para garantir a paz social que o cidadão deseja”.


Na oportunidade, Leo Coutinho agradeceu ao secretário estadual pela instalação da Delegacia de Homicídios, que foi uma conquista do executivo municipal, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

"Depois da conquista da Delegacia de Homicídios, que era um anseio antigo dos caxienses, agora a questão do Instituto Médico Legal, que na verdade não existia legalmente. Com ajuda do Dr. Humberto, deputado e presidente da Assembleia Legislativa, nós conseguimos criar o IML em Caxias, por meio de lei, e o que está ocorrendo agora é a elaboração de projetos. O governo Flávio Dino está se preparando, e até novembro, eu acredito, o órgão já esteja funcionando”, anunciou o prefeito Leo Coutinho.

as informações são da ASCOM