quinta-feira, 16 de julho de 2015

Humberto Coutinho participa da abertura do Seminário Estadual de Agentes de Saúde 

Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou, na manhã desta quarta-feira (15), da cerimônia de abertura do Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Durante a solenidade, realizada no Centro de Convenções do Campus do Bacanga, o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado, assinaram o Termo durante o Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Maranhão.

O deputado Humberto Coutinho elogiou o empenho do governador Flávio Dino em implementar ações direcionadas para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no Maranhão.

“O governador Flávio Dino tem a consciência de que se faz Saúde Pública, sobretudo, com medidas de prevenção. Para nossa alegria, o Governo do Maranhão inicia agora este importante programa voltado para a implementação das ações de saúde básica em todos os municípios do Estado e isto é muito importante para todo o povo do Maranhão”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa.

Diante de delegações de agentes de saúde de diversos municípios, que lotaram o Centro de Convenções da UFMA, o governador Flávio Dino e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destacaram a importância do Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações permanentes voltadas para Atenção Básica, Vigilância e Gestão em Saúde.

O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, fez uma explanação sobre o projeto, que será desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a UFMA.

O governador Flávio Dino discursou em seguida, frisando que a capacitação e o apoio técnico-científico aos profissionais do SUS são alguns dos pontos do Termo de Cooperação celebrado entre a UFMA e a Secretaria Estadual de Saúde. “Só é possível assegurar a melhoria da saúde em nosso Estado com a atenção primária à saúde bem feita. Daí esta iniciativa do nosso Governo para, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, ampliar todo o trabalho dos nossos agentes de saúde”, declarou Flávio Dino.

Com o tema “Fortalecendo a integração das ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, o evento contou também com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, da deputada estadual Valéria Macedo (PDT), e de diversos estudantes, chefes e diretores de Departamentos Acadêmicos da UFMA.