sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Humberto Coutinho prestigia comemoração dos 63 anos de emancipação política de São Domingos do Maranhão 

Agência Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou nesta quinta-feira (24), das comemorações em homenagem aos 63 anos de emancipação política do município de São Domingos do Maranhão.

Além do parlamentar e do prefeito de São Domingos, Kleber Andrade - mais conhecido como Tratorzão – participaram das festividades o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; o deputado federal e vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão (PP/MA); entre outras autoridades políticas e empresariais da região.

A programação teve início no dia 19 com a realização de atividades para a promoção do esporte na região e celebração de missa e culto. Encerrando ontem (24) com as inaugurações do Ginásio Poliesportivo Professor Francisco Fabricio dos Santos, no povoado Viola e de duas Unidades Básicas de Saúde: a Rodolfo Augusto Lima dos Santos, no bairro Trizidela e Wjânia Soraya Nascimento Melo, no bairro São José.

O prefeito também entregou uma ambulância que será utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento de toda a comunidade.

Sobre os benefícios conquistados, Humberto Coutinho assinalou que apesar da crise que vive o País o grupo político tem mantido o compromisso de buscar o desenvolvimento para a cidade. “Tive uma reunião com o governador, Flavio Dino (PC do B), e ele afirmou que destinará mais 8km de asfalto”, disse.

Coutinho relatou, ainda, que o governo teria destinado recurso para Secretaria de Cultura de São Domingos do Maranhão com o objetivo de promover uma festa em comemoração ao aniversário da cidade. “Mas com essa crise o recurso será utilizado para realizar um grande mutirão que beneficiará de forma mais efetiva a população”.

O parlamentar anunciou, por fim, que até dezembro o governo do Estado destinará mais recursos para a área de saúde de São Domingos.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, elogiou o empenho do prefeito Kleber Andrade pela busca de melhorias para sua cidade. “Tratorzão é um gestor incansável. Ele comparece insistentemente em todas as Secretarias apresentando as demandas do município e buscando investimentos”, destacou.

“E é por isso que hoje no aniversário da cidade todos nós temos muito o que comemorar. Além de todas as obras inauguradas tenho a honra de afirmar que a partir de segunda-feira (28) serão iniciadas as obras de pavimentação de várias ruas e avenidas da cidade”, completou Clayton Noleto.

Para o deputado federal e vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão, é uma satisfação participar desse momento de alegria que vive população de São Domingos do Maranhão.

“O município que nos acolheu como amigo, eu e o Humberto Coutinho, está de parabéns por tudo que conquistou e conquistará com nossa ajuda. Vamos fazer do povo de São Domingos do Maranhão, um povo com boa educação, saúde e infraestrutura”, finalizou Waldir Maranhão.

Último a falar, Kleber Andrade agradeceu a presença dos amigos e parceiros de trabalho e afirmou que todos os pedidos irão acontecer. “O desejo é nosso, a necessidade é da população e o governador tem vontade de concretizar as demandas”.

“Conto com a união e a fidelidade do povo. Estaremos vigilantes e cobraremos sempre que for preciso”, completou Kleber.

Sobre São Domingos do Maranhão

Com uma população de aproximadamente 32.090 habitantes, segundo o censo 2010, o município de São Domingos do Maranhão foi descoberto em 1894 por José Tibúrcio Feio, que lá se fixou com sua família à beira de uma lagoa que passaria a ser conhecida como Lagoa do Zé Feio.

Com água em abundância e terras bastante férteis, a economia da cidade é baseada na agricultura e no comércio. Também é conhecida como "terra do abacaxi", por seu grande índice de exportação para o Piauí, Ceará e Pernambuco.

Tem como seu grande cartão postal a Lagoa do Zé Feio, local da cidade que nos últimos anos teve elevada valorização, expandindo, a área central da cidade que hoje é referência de lazer, por ser rodeada de bares e restaurantes.