quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Deputados estaduais participam da 2ª Feira de Agricultura Familiar e Tecnológica em Caxias 
 
Agencia Assembleia
Pres. Humberto Coutinho visita stands da feira - foto/Ag.Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e os deputados Professor Marco Aurélio (PC do B), Ricardo Rios, Fernando Furtado (PC do B) e Fábio Braga (PT do B) acompanharam o governador Flávio Dino (PC do B), nesta quarta-feira (11), durante a abertura da Feira de Agricultura Familiar e Tecnológica do Maranhão que, em continuidade a 2º edição - voltada para a região dos cocais -, ocorreu no município de Caxias.

A Agritec, que é uma iniciativa do Sistema de Agricultura Familiar - Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) – em parceria com Embrapa, Sebrae e movimentos sociais, tem como objetivo dinamizar a economia criativa, qualificando e criando espaços para discussão de políticas públicas e comercialização da agricultura familiar.

Antes da Solenidade, a comitiva conheceu os stands da feira, onde se viu uma verdadeira vitrine tecnológica com sistemas e métodos avançados de produção agrícola e artesanal feitos de materiais sustentáveis e biodegradáveis, apresentando no produto final economia de água, energia e tempo, além de alimentos mais saudáveis. Tudo apresentado pelos próprios agricultores que receberam o apoio da Agerp, Embrapa ou Sebrae para desenvolvê-los, aliando conhecimento e tecnologia.

“Esse momento comprova que nós acreditamos que a produção ao lado da capacitação, da formação e da tecnologia são essenciais para que a gente possa ter indicadores econômicos melhores, ou seja, havendo uma oportunidade de diálogo entre aqueles que produzem conhecimento e aqueles que produzem no campo, melhora ainda mais o processo de produção e os resultados”, explicou o governador.

Para Humberto Coutinho, a feira traz alternativas para a renda do agricultor. “Aqui se tem uma variedade muito grande de produção e maneiras de produzir, o que fortalece o resultado do trabalho desses produtores, sendo bom para suas próprias famílias, para Caxias e toda a região”, declarou.

Na avaliação do deputado Fernando esse é um novo momento para a agricultura familiar. “A agricultura familiar do Maranhão estava esquecida, agora os trabalhadores rurais terão a oportunidade de ter tecnologia, crédito e poderão produzir com condições de abastecer o mercado interno e externo, trazendo divisas e recursos”, afirmou.

Neste mesmo sentindo, o deputado Professor Marco Aurélio elogiou o posicionamento do governo em relação aos agricultores. “É muito importante percebermos que assim, através desse incentivo, o Maranhão está fomentando a agricultura familiar rural, que é a base pro nosso sustento”, destacou.

Apoio   

O evento também foi uma oportunidade para a assinatura de convênios que pretendem alavancar a produção agrícola da região dos cocais.

O primeiro, acordado entre Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEF) e Cooperativa Central de Reforma Agrária no Estado do Maranhão (CCA-MA), tem como objetivo desenvolver ações nos assentamentos de reforma agrária na região do Vale do Itapecuru por meio de inovação tecnológica nos sistemas produtivos.

A segunda assinatura corresponde aos Contratos de Financiamento PRONAF do Banco do Brasil com agricultores familiares do município de São Domingos do Maranhão com a finalidade conceder créditos de investimento e custeio destinados a promover o aumento da produção e da produtividade, além da redução dos custos, visando assim à elevação da renda da família produtora rural. 

Cinco produtores de abacaxi receberam o financiamento com valores que variam entre 9, 17 e 19 mil reais para cada.

De acordo com o gerente de negócios do BB, Vinicius Silveira, estão previstos ainda até o fim do ano a concessão pelo Banco do Brasil de aproximadamente seis milhões de reais em todo o Maranhão.

Consciência Negra  

Ainda durante o evento, em alusão ao Dia da Consciência Negra – comemorado tradicionalmente dia 20 de novembro – foram entregues kits de irrigação e aviário às comunidades quilombolas Soledade e Usina Velha, ambas do município de Caxias.

Os kits entregues à Soledade contêm pitos, ração inicial, comedouro e bebedouro, tela para galinheiro e vacinas, beneficiando 20 famílias. Já os da Usina Velha, em benefício de 50 famílias, receberam sementes de produtos biofortificados para o Projeto Maria Fulô, desenvolvido na comunidade pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Caxias.