segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Assembleia Legislativa promove Dia D contra o Aedes aegypti 

Agencia Assembleia

Conscientização e orientações para os servidores da Casa. Foi esse o objetivo do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), em parceria com a Diretoria de Saúde da Assembleia, ao promover uma palestra educativa nesta segunda-feira (29), sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Recentemente, o Núcleo de Qualidade Ambiental da AL realizou um levantamento nas áreas interna e externa da Assembleia, em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes. Todos os materiais, como garrafas plásticas, tampas e vasilhames, que pudessem vir a servir de foco para a proliferação do mosquito foram recolhidos.

“Nosso setor fez esse levantamento em busca de potenciais criadouros, justamente para evitar a proliferação do mosquito no ambiente da Casa e, também, nos arredores. Foi retirado todo e qualquer material com potencial de criatório. Nós entendemos que é importante a realização de ações preventivas para evitar danos à saúde pública tanto dos servidores da Assembleia, quanto da vizinhança”, afirmou Marcos Henrique Rodrigues Carvalho, chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental da AL.

Nesta segunda-feira, funcionários responsáveis pela limpeza da Assembleia e administrativo assistiram a uma palestra educativa, proferida pela superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Léa Márcia da Costa, que apresentou dados atuais do panorama de doenças como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito, além de orientações sobre como erradicar focos e criadouros do Aedes.

“É um enfrentamento que toda a população precisa estar engajada, estando ciente da dimensão do problema e das atitudes para combater a proliferação do inseto. Então, trazer essas informações para dentro da AL é muito importante, pois é fundamental essa troca de informações e esse diálogo com os funcionários da Casa”, destacou a superintendente da SES.

Cleide Coutinho, presidente do Gedema, ressaltou que é preciso levar a sério o combate ao Aedes aegypti, que tem vitimado milhares de pessoas mundo afora. “O que nós precisamos é acreditar que é uma doença séria, uma doença grave, que pode levar à perda de pessoas queridas e que tem acentuado os casos de microcefalia nas nossas crianças”, completou.

A diretoria de Saúde e Assistência Social da Casa, Quitéria Farias, frisou que é papel de todos os servidores se mobilizarem pela campanha. “Estamos aqui para reforçar esse combate, por meio da educação e da prevenção”, disse.

Para os funcionários que participaram do momento de conscientização, a partir de agora cada um se tornará um soldado no combate ao mosquito. “Após receber todas essas informações, ao sair daqui vou divulgar tudo o que me foi passado e tomar muito cuidado com a limpeza em geral”, garantiu Vanuza Gomes Cabral, assessora da Diretoria de Administração.