quarta-feira, 9 de março de 2016

Humberto Coutinho participa de assinatura de termo de cooperação com Dnocs 

Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PCdoB) participou na tarde da última segunda-feira (7), no Salão de Atos do Palácio do Leões, da assinatura do termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), que prevê a parceria dos órgãos para a retomada do projeto de irrigação no “Tabuleiros de São Bernardo,” na região do Baixo Parnaíba. Os deputados Fábio Braga, Levi Pontes, Ricardo Rios, Paulo Neto e Rafael Leitoa acompanharam o presidente.  

De acordo com o governador Flávio Dino, a implementação efetiva do projeto, após 30 anos desde a criação, representa avanços econômicos e sociais, além de reforçar a crença na vocação produtiva local.


“Retomar o Tabuleiro de São Bernardo significa dizer que o Maranhão pode dar certo, diferente do que o Brasil se acostumou a ouvir sobre o nosso estado; mas também possui um significado econômico, porque, com décadas de abandono, nos tornamos grandes exportadores de gente e de dinheiro e grandes importadores de alimentos. Precisamos ter a capacidade de propiciar segurança alimentar para o nosso povo e um fluxo de comércio que não seja tão danoso à economia maranhense”, comentou o governador.

O Estado gasta mais de R$ 1 bilhão por ano na aquisição de alimentos básicos, como leite e derivados, frutas, verduras e hortaliças, volume de capital que pode ser revertido para geração de riqueza e circulação de capital internamente. “Este também é um projeto de importância social, porque permite a circulação de riquezas a partir do que está ao alcance de nossa mão, a agricultura, por exemplo, de onde podemos ampliar o nosso PIB com a velocidade que precisamos para fazer face à expansão das políticas sociais e serviços públicos”, explicou.


O presidente Humberto Coutinho disse que com a retomada do projeto Tabuleiros de São Bernardo, o Maranhão terá condições de produzir grande parte dos produtos que consomem, podendo até passar a exportar parte de sua produção para estados vizinhos.

Coutinho também elogiou a iniciativa do Governo do Estado de reativar um projeto de tamanha importância para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia. “O governador está sensível a este assunto que será de grande importância para que essas famílias possam produzir e viver com dignidade”.

“O Governo do Estado demonstrou boa vontade em assumir o controle desse projeto. Fizemos uma solução conciliadora, que é a criação de um grupo de trabalho para discutir o projeto. Acredito que essa solução de cooperação técnica vai formar um novo princípio de como desenvolver melhor a agricultura familiar, inclusive para outros estados com quem temos parceria”, disse o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs).

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser, reiterou a ideia de que os arranjos produtivos locais dos ‘Tabuleiros de São Bernardo’ sejam capazes de permitir um novo cenário para a agricultura maranhense, porque apresenta precondições essenciais, como água abundante, condições climáticas e solo favoráveis.