quinta-feira, 28 de abril de 2016

Chikungunya foi o assunto da Sessão nesta quarta-feira (27) 


Na sessão da Câmara desta quarta-feira (27) a febre Chikungunya foi abordada. O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Edilson Martins (PSDB)).
O vereador falou dos números preocupantes de aumento de casos da febre Chikungunya em Caxias , que está vivendo essa triste realidade.
"Vários casos com os sintomas da febre Chikungunya já foram diagnosticados em pessoas do nosso município", disse Martins no pequeno expediente. O parlamentar acrescentou ainda que o Executivo, através da Secretaria de Saúde, dê mais assistência aos bairros e reforce a força tarefa criada para combater o mosquito Aedes.  
A presidente Ana Lucia Ximenes enfatizou que tanto a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus são transmitidos pelo mesmo mosquito, e vem trazendo uma preocupação enorme aos órgãos da saúde. A chefe do Legislativo chamou a atenção dos demais vereadores para que juntos possam somar forças com as demais entidades engajadas nesse projeto de acabar com o Aedes Aegypti.
"A gente lamenta muito quando essa doença atinge um idoso ou uma criança de colo, por conta da fragilidade dessas pessoas, pois a febre é muito alta e vem acompanhada com dores e inchaços nas articulações. Pensando não somente em mim, mas sim em toda a comunidade caxiense, peço que a Comissão de Saúde vá nos hospitais e postos de saúde e façam um relatório com relatos de pessoas que foram acometidas com a febre Chikungunya, acredito também que essa doença se manifesta de várias formas", afirmou a presidente, que em suas colocações citou vários nomes de pessoas acometidas da doença e que se encontram internadas.  
A preocupação é grande, mas é necessário que o poder publico faça mutirões de limpezas em todos os bairros, com caminhões, caçambas, retirando os entulhos, e eliminando os lugares propícios para que o mosquito se desenvolva, pois lamentavelmente a própria população continua criando vários focos de lixões na cidade.