domingo, 1 de maio de 2016

Prefeitura de Caxias entrega mais dois postos de saúde reformados e ampliados 


Na manhã deste sábado (30) foram entregues as novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Caldeirões e Salobro.

Os postos de saúde inaugurados foram completamente reformados e ampliados, graças a convênio da Prefeitura Municipal junto com o Ministério da Saúde. As unidades contam com consultório médico e odontológico, salas de observação, espaço para inalação, sala de vacinação e recepção para triagem.

O prefeito de Caxias, Léo Coutinho, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a população em geral fizeram questão de acompanhar as inaugurações. “A cada duas semanas temos novidades em questão de saúde. E comemoramos hoje a entrega de mais duas unidades básicas reformadas e ampliados, pois reconhecemos a grande demanda da população, e que aqui é onde a saúde começa”, destaca o gestor municipal.


Melhorias nos bairros

A primeira obra a ser entregue foi o Posto de Saúde do Caldeirões. A comunidade aprovou as melhorias recebidas pela unidade de saúde “Existem muitas pessoas como eu que precisam desse posto. Depois dessa reforma, parece até que estamos recebendo é um mini-hospital. O prefeito Léo Coutinho está de parabéns por essa iniciativa”, disse a moradora Marcelina da Silva.

Em seguida, foi entregue a UBS do Salobro. Para o líder comunitário Elias Pinheiro, “essa festa de reinauguração representa a continuidade do trabalho e compromisso que a Prefeitura tem demonstrado para com os caxienses, dando condições dignas para que os postos e profissionais de saúde atendam todas as necessidades da população”.


Durante as solenidades, o secretário de Saúde, Vinícius Araújo, reforçou a importância dos investimentos na Atenção Básica de Caxias. “Essa é a porta do SUS. Continuamos com o objetivo de descentralizar o atendimento e dar proximidade à população no acesso aos serviços de saúde, além de ajudar a reduzir os encaminhamentos aos hospitais”.

Serviços

Os principais serviços que são oferecidos nos postos de saúde são consultas médicas, inalações curativos, vacinas, pré-natal, tratamento odontológico e encaminhamentos de medicação básica. As unidades básicas funcionam de segunda a sexta, no horário das 8h às 12h, e das 14h às 18h, tendo uma equipe médica trabalhando 40 horas semanais.

as informações são da ASCOM