sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atual prefeito Léo Coutinho e vereador Fábio Gentil vão polarizar a disputa pela Prefeitura de Caxias 


Tudo está indicando que a disputa pela Prefeitura de Caxias será definida no dia 02 de outubro entre o atual prefeito, Léo Coutinho, do PSB, e o vereador Fábio Gentil do PRB. Em 2012 Léo Coutinho, disputando com mais cinco candidatos, foi eleito obtendo 40.005 votos (53,88% dos votos válidos).

O município tem 155.129 habitantes, conforme o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com o recadastramento eleitoral biométrico aproximadamente 80 mil eleitores vão escolher o novo prefeito municipal. 

O município é conhecido como berço do nascimento do poeta Gonçalves Dias e de outros nomes de grande importância da literatura brasileira. 

O atual prefeito, Léo Coutinho, concorre a reeleição – ele administra Caxias dando continuidade a hegemonia da família Coutinho no poder municipal que teve inicio com a eleição de prefeito em 2004 do atual deputado e presidente da AL, Humberto Coutinho. Em declaração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato à reeleição disse que seu patrimônio somava R$ 2.759,705,05 quando concorreu no pleito passado. Ele tem apoio da maioria dos partidos de Caxias e de 14 dos 19 vereadores eleitos em 2012. 

Fábio Gentil tem 44 anos e está filiado ao PRB, Seu patrimônio declarado ao TSE em 2012 somava R$ 560.565,66. O engenheiro civil Fábio Gentil é vereador de 04 mandatos e vai disputar pela primeira vez uma eleição para prefeito. Vale lembrar que no longínquo ano de 1982, seu pai, o ex-deputado Zé Gentil, também era vereador e, com o apoio do Governo do Estado, na época governado pelo caxiense João Castelo, disputou a prefeitura de Caxias e foi massacrado nas urnas pelo ex-prefeito José Castro, eleito naquele pleito com ampla maioria dos votos dos eleitores caxienses.