segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Justiça Eleitoral proíbe Fabio Gentil de reproduzir denuncia em sua propaganda 


Uma liminar expedida pelo juiz titular da 6ª Zona Eleitoral em Caxias, João Pereira Neto, neste sábado (24), determinou que a coligação "Caxias é do Povo", encabeçada pelo candidato Fábio Gentil (PRB), tire da página oficial de campanha do candidato o vídeo da denúncia de compra de votos veiculada no último dia 23 de setembro em programa de rádio e redes sociais.
O juiz, determinou ainda que o candidato se abstenha de retransmitir, reapresentar divulgar ou noticiar na propaganda eleitoral do rádio que o candidato Léo Coutinho (PSB) esteja envolvido ou sendo investigado no episódio, que ocorreu no último dia 18 de setembro na casa da empresária Odete Gonçalves. O ato foi caracterizado como propaganda irregular, segundo o teor da decisão.
A decisão do magistrado ainda determina o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil em caso de descumprir a determinação.
[Os documentos da decisão podem ser conferidos na galeria de imagens no final da matéria]
A denúncia da campanha de Fábio Gentil mostra uma reunião realizada pela empresária em sua residência, onde a mesma oferece como incentivo aos estudantes vale transporte por uma semana para participar do evento.
No local, o prefeito Léo Coutinho (PSB) não esteve presente. A reunião seria para pedir apoio dos estudantes do IFMA para votar na candidata a vereadora Aureamélia Soares (PCdoB).
O pedido de liminar foi feito pela coligação "A Mudança Continua" e se baseou em trechos do vídeo que utilizavam termos que tentavam associar o suposto crime eleitoral ao prefeito Léo Coutinho.
Durante a narração do vídeo, o locutor cita termos como "objetivo de comprar votos para o prefeito", "cabos eleitorais do prefeito", "ação despudorada dos agentes do prefeito". No vídeo, publicado nas redes sociais do candidato, a denúncia chega a exibir por duas vezes a imagem do prefeito, como uma clara intenção de ligar o suposto crime eleitoral ao candidato.

fonte: Portal 45 Graus