segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Prefeito de Afonso Cunha paga show com cheque sem fundo da prefeitura 


O prefeito de Afonso Cunha, José Leane (PMDB), emitiu um cheque sem fundo, no valor de R$ 6 mil, para pagar o cachê da cantora Fabrícia & Banda, contratada para fazer show na festa de lava-pratos do Carnaval deste ano na cidade. Como se não bastasse o calote, o gestor cometeu crime de improbidade, já que o cheque, do Banco do Brasil, assinado por ele próprio, é da prefeitura, portanto, um documento oficial, que não poderia ser usado para o fim ao qual se destinava.
O então empresário da banda, Daniel Moura, proprietário da Plataforma All Music, sediada em Fortaleza (CE), conta que o combinado entre José Leane e a artista foi o seguinte: parte do cachê seria pago em dinheiro e o restante, em cheque. Para evitar uma possível inadimplência, o empresário exigiu que fosse dado como garantia um cheque da prefeitura. O prefeito concordou e o show aconteceu, no primeiro sábado após o Carnaval.
Detalhe: o cheque foi preenchido para a data de 12 de março, mas, na véspera, o empresário que contratou a Plataforma All Music, dono de um escritório sediado na cidade de Esperantina (PI), ligou para pedir o número da sua conta bancária, garantindo que creditaria o dinheiro imediatamente. Assim, ele não precisaria depositar o cheque da prefeitura, o que poderia complicar José Leane.
Nenhuma coisa nem outra: a quantia não foi creditada e o cheque voltou. Daniel ainda fez uma segunda tentativa de descontar a quantia, mais uma vez sem sucesso.

Passados sete meses, a dívida persiste, sem qualquer previsão de quando será quitada. Indignado, o empresário autenticou cópia do cheque em cartório, a fim de se respaldar e denunciar o calote.
A Plataforma All Music presta serviços de consultoria, agenciamento e representação artística, estrutura de palco, som e demais.