sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Mais maranhenses irão ficar sem fazer o ENEM nesse fim de semana 


Na véspera da realização do ENEM, O MEC – Ministério da Educação divulgou a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino (ENEM). A nova lista tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas.
Com essa modificação, aumenta de 191 mil para 240,3 mil o número de participantes que não irão fazer o ENEM nesse fim de semana (5 e 6 de novembro), deixando para realizar o exame só nos dias (3 e 4 de dezembro).
A mudança se deve às ocupações dos colégios em protesto contra a reforma do ensino médio e a PEC 241, que limita os gastos na educação. O MEC optou por adiar o exame para os alunos que estavam inscritos nestes locais alegando questões de segurança, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho.
No Maranhão aumentou o número de locais que estão ocupados e o ENEM terá que ser adiado, ou seja, consequentemente aumenta o número de alunos maranhenses que não irão fazer o exame nesse fim de semana.
Na primeira lista divulgada pelo MEC eram cinco locais, mas houve o acréscimo de mais um local. O Colégio Universitário em São Luís, foi incluído na lista atualizada do MEC, totalizando seis locais. Veja abaixo a relação completa dos locais no Maranhão.
Grajaú ­ Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
Imperatriz ­ Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CesiUema);
Pinheiro ­ IFMA e Unidade Escolar Agostinho Ramalho Marques;
São Bernardo ­ Universidade Federal do Maranhão ­ (UFMA);
São Luís ­ Colégio Universitário (Colun­UFMA);