quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vereadora eleita em Caxias pode não ser diplomada 


O Ministério Publico Eleitoral acatou denúncia feita contra a vereadora eleita por Caxias, Aureamélia Soares (foto), do PCdoB. O Blog não teve acesso as informações de como foi a audiência na Justiça, com a presença da candidata e testemunhas. Caso seja condenada, Aureamélia pode não ser diplomada no dia 16 de dezembro. Este seria o primeiro caso de um vereador eleito em Caxias que não assumiria o mandato em 1º de janeiro de 2017.

Segundo a denúncia, "Aureamélia obteve vantagens durante a campanha eleitoral, após uma reunião na residencia de uma correligionária  com estudantes do IFMA que serviu com fins totalmente eleitoreiros a denunciada”, aponta a denúncia protocolada na Justiça Eleitoral.  

No local, durante a campanha eleitoral, a candidata teria promovido a distribuição de passes estudantis e bebidas alcoolificas. Todas as acusações são reforçadas em videos e fotos que foram anexadas ao processo.

A candidata é denunciada pelo cometimento de três crimes eleitorais: quebra da isonomia na corrida eleitoral; abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Por isso, é feito o pedido à Justiça para que Aureamélia Soares “seja impedida de ser diplomada, caso diplomada, que seja cassado o mandato eletivo.”

Em tempo: Não da pra entender o fato do vereador Luis Lacerda (PPS), que não conseguiu se reeleger,  andar comemorando pelos corredores da Câmara a possível queda de Aureamélia. Se a cassação for confirmada no entendimento do Blog ou de qualquer outra pessoa quem assumirá a vaga é o vereador Genival Moto Peças. O edil do PSB também não se reelegeu, mas ficou como 1º suplente da coligação "A Mudança Continua II", o chamado "chapão" composto pelos partidos PDT/PSB/PR/DEM/PCdoB/PPS/PSDB/PRP.