terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco, afirma Febraban  

Segundo Febraban, previsão é que o novo sistema comece a funcionar em março

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as pessoas que tiverem boletos vencidos poderão procurar qualquer banco ou correspondente bancário para efetuar os pagamentos, desde que tenham aderido a plataforma de pagamentos a ser implementada a partir de março.

Segundo informações Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de negócios e operações da Febraban, a plataforma de cobrança vai trazer benefícios para o consumidor e para a sociedade, e evitar o envio de boletos não autorizados.

De acordo com a Federação, o sistema atual de cobrança de boletos funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado.

Com a mudança para nova plataforma, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos.

"Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias", afirma a Febraban.