terça-feira, 24 de abril de 2018

PF faz operação em gabinetes na Câmara e Senado; Waldir Maranhão escapa por pouco 


A Polícia Federal (PF) cumpre mandados em Brasília, nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados e no Senado. Os alvos são o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). Os mandados foram autorizados pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato.
As buscas são em uma investigação que apura suposta obstrução de Justiça praticada por integrantes do PP. Os parlamentares teriam atuado para evitar que um ex-assessor colaborasse com as investigações em andamento no STF.
Por pouco, o ex-progressista e hoje tucano, Waldir Maranhão, não entra na baila. Fachin manteve a investigação do Inquérito (INQ) 3989 por associação criminosa apenas os parlamentares do PP Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira, Benedito de Lira, Ciro Nogueira, Eduardo da Fonte, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Nelson Meurer.
Já no INQ 4631, instaurado a partir de peças trazidas do INQ 3989 para investigar supostos repasses indevidos de recursos pelo Grupo Queiroz Galvão a parlamentares do PP, Fachin deferiu pedido da Procuradoria-Geral da República de arquivamento dos autos. Neste processo, quem também respondia era Waldir Maranhão.
Porém, não se sabe ainda se as apurações da operação de hoje podem recolocar no fogo outros progressistas ou ex-progressistas.