quarta-feira, 9 de maio de 2018

Vem pesquisa fajuta por ai! Levantamento nem foi divulgado, mas já apresenta indícios de fraude 


Uma pesquisa encomendada sobre o cenário eleitoral no Maranhão vem gerando polêmica antes mesmo de ser divulgada. Realizada pela MBO Publicidade e Marketing, o “levantamento” até chegou a ser registrado no TRE-MA, mas com uma série de irregularidades e fortes indícios de manipulação de informações.
Um dos vícios perceptíveis é o largo período que separa a data da coleta e a divulgação da pesquisa. Iniciada no dia 26 de março de 2018, a pesquisa só será divulgada 47 dias depois, no próximo dia 12 de maio, o que é vedado pela legislação eleitoral.
Outra nítida irregularidade foi o uso de tabela com nomes dos possíveis candidatos em ordem alfabética. A lei obriga o uso de cartela em formato de disco com o nome dos candidatos para não induzir a escolha do entrevistado e garantir maior isonomia no levantamento.
Além disso, apesar de projetar o cenário para as eleições gerais no estado, o estudo não coletou informações em grandes colégios eleitorais. Ficaram de fora do levantamento São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Balsas e Timon, o que compromete a fidedignidade da amostragem.
Blog do Jeisael