terça-feira, 24 de julho de 2018

Eleições 2018: Exata aponta vitória de Flávio Dino no primeiro turno  


Faltando três dias para a convenção conjunta de 15 partidos que homologará a sua pré-candidatura a reeleição, o governador Flávio Dino (PC do B) segue liderando a corrida pelo comando do Palácio dos Leões com ampla vantagem e reunindo condições de liquidar a fatura já no primeiro turno.
É o que aponta resultado de pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Exata e que foi contratada, pelo valor de R$ 35 mil, pelo Jornal Pequeno.
Reunindo somente os votos válidos, o comunista aparece com 60% da preferência do eleitorado, seguido pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que pontuou com 31%.
A ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL), apareceu com 4%, um ponto percentual à frente do senador Roberto Rocha (PSDB). Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) não pontuaram.
Fora da disputa, o ex-secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad (PRP), obteve 2% das intenções.
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que ainda não confirmou se será, ou não, candidato, não teve o nome incluído no levantamento.
62% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do governador. 33% não aprovam e 5% afirmaram não saber ou não responderam.
Preso na superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o ex-presidente Lula (PT) lidera o levantamento no estado quando o assunto é Palácio do Planalto.
Ele obteve 66% da preferência do eleitorado, seguido por Jair Bolsonaro (13%), Marina Silva (6%), Ciro Gomes (4%), Geraldo Alckmin (2%) e Alvaro Dias (1%). Manuela D´Ávila e Guilherme Boulos não pontuaram. Dois por cento não souberam ou não responderam e 6% correspondeu a votos brancos e nulos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 06768/2018.
Ouviu 1404 eleitores em 45 municípios das regiões Norte, Central, Oeste, Leste, Sul e Grande Ilha de São Luís.
A margem de erro é de 3,2% pontos para mais ou para menos.