quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Maranhão vai perder 482 profissionais com o fim do "Mais Médico" no pais 


Com o segundo maior número de médicos cubanos do nordeste, o Maranhão vai perder 482 profissionais com o fim do programa “Mais Médico”, uma parceria entre os governos do Brasil e Cuba. Os médicos atuavam em 197 municípios; outros 264 são intercambistas – brasileiros que fizeram o Revalida. Os profissionais cubanos atendiam principalmente nas localidades mais distantes e de difícil acesso, que raramente eram atendidas por profissionais brasileiros.

Os estados de São Paulo e da Bahia têm o maior número de cubanos atuando pelo Mais Médicos e, por isso, são os que mais perderão médicos com o fim acordo.
O cancelamento do “Mais Médicos” no Brasil foi anunciado pelo próprio governo de Cuba, após o presidente eleito Jair Bolsonaro tecer árduas críticas ao programa.
Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que ele “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo.