quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sem risco para o pagamento dos aposentados do Maranhão 


O governador Flávio Dino falou na manhã desta quinta-feira (8) sobre a questão financeira do estado e o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria. Flávio garantiu que não há risco de não pagamento de aposentados.
“Nós temos um problema nacional, que não é só do Maranhão, é de todos os estados brasileiros inclusive do governo federal, de desequilíbrio dos sistemas previdenciários já há algumas décadas. Não é um tema novo. Isso faz com que, permanentemente, você precise fazer um esforço, em primeiro lugar de financiamento dos próprios sistemas previdenciários, isso está em debate em nível nacional já em algum tempo; e de outro lado garantir as condições para que o tesouro possa suprir os sistemas previdenciários no caso dos déficits que eles ao longo do tempo. Isso vem se verificando já em vários estados”, afirmou.
O governador afirmou que a maior parte do financiamento da previdência é do tesouro estadual, duas vezes maior do que a contribuição. “Antes de espalhar terrorismo, demagogia, maldade contra aposentados é você ter a capacidade de fazer uma boa gestão fiscal, no que se refere ao equilíbrio de receitas e despesas, para que o tesouro tenha a capacidade de pagar suas principais obrigações, aí obviamente incluso o pagamento de aposentados e pensionistas. De modo que não há nenhum risco iminente de interrupção de pagamento. […] Nós estamos cuidando com a seriedade que temos para garantir a continuidade dos direitos de todas as pessoas”, finalizou.